Mais de 50% das empresas perderam algo como 60%  ou mais do seu faturamento nestes dois últimos meses com a quarentena imposta pelas autoridades por causa do Covid-19. Estima-se que cerca de 20% das pequenas e médias empresas já fecharam ou fecharão definitivamente suas portas ainda neste ano.

Em nosso Editorial, publicado no Anuário Brasileiro da Siderurgia, em fevereiro, falávamos que este seria um “Ano Mágico”  pois até então as previsões eram baseadas nos bons resultados do último trimestre de 2019 e o franco crescimento das carteiras de pedidos no início deste ano.

E agora José? Só restam dois caminhos: Ficar chorando e se lamentando vendo a concorrência tomar o seu mercado ou arregaçar as mangas e agir pois este é o momento de trabalhar redobrado para fazer destes oito meses de 2020, a maior virada de sua vida. A escolha é sua!

Já disse no meu último comentário que é hora de planejar e reforço esta afirmação. Você tem que se reinventar!
Com o cenário prá lá de perturbador você tem de fazer quase tudo diferente para tirar sua empresa do lugar comum. E seus colaboradores são peças fundamentais neste processo. Também é hora de mostrar a sua liderança perante eles.

Seus produtos e serviços terão de se destacar perante a concorrência. Não esqueça que o consumidor também está em crise e com certeza irá procurar muito mais antes de assinar o pedido de compra. Os valores dos produtos em um mercado de commodities como é o aço são muito parecidos, pois ninguém rasga dinheiro e queima seus estoques por qualquer valor. Em uma concorrência normal o comprador vai levar em conta quem o atenda com a maior pontualidade, com o produto mais bem embalado, mais bem acabado e com aquele diferencial que você sabe que existe. Como exemplo: seu cliente pode comprar tubos de aço, que venham com rebarbas e mal cortados ou sem rebarbas e bem acabados, que venham lambuzados de óleo e sujeira, ou que sejam entregues em fardos amarrados, com fitas de poliester ou de aço que não danifiquem a superfície do produto e assim por diante.
Então é o momento de você chamar seus colaboradores, garantir-lhes que o que manterá seus empregos será exatamente o sucesso da sua empresa. Cada um tem de dar um pouco mais de si.

Você precisa agregar valor ao seu produto, ou seja oferecer algo de novo como mais qualidade, melhor apresentação, melhor atendimento na ponta de venda e na ponta pós venda. Seu cliente têm de ficar satisfeito desde o momento que fez a cotação de preços até ele receber o produto e ver que você não o abandonou em nenhuma etapa.

Seus vendedores que são os seus porta-vozes nestes contato têm de conhecer profundamente seus produtos, suas especificações, suas qualidades e virtude e juntarem isto às reais expectativas e as necessidades do cliente. Meio caminho está andado.

Com estes procedimentos e conhecendo o mercado, descobrindo  como  agem seus concorrentes, você tem tudo para fazer a diferença e conhecer o sucesso.