Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Vale a produção nos negócios da Vale sofreu um impacto considerado limitado devido a pandemia. O resumo dos acontecimentos, conforme divulgado é: (a) no negócio de Minério de Ferro, a Vale interrompeu temporariamente as operações no Terminal Marítimo de Teluk Rubiah, na Malásia, sem impacto na produção; (b) no negócio de Metais Básicos, a companhia reduziu sua operação de mineração em Voisey’s Bay e a colocou em regime de care and maintenance por um período inicial de quatro semanas, posteriormente estendendo esse período por até três meses adicionais, com um impacto de até 6 kt de produção de concentrado de cobre no 1S20; (c) no negócio de Carvão, a Vale decidiu adiar planos para a manutenção da planta de processamento de carvão (reforma) em Moçambique.
No futuro, o impacto do COVID-19 nas operações da Vale poderá ser mais significativo, principalmente: (a) pelo aumento potencial nos níveis de absenteísmo em seus sites de produção, se for necessário intensificar as medidas de segurança para proteger seus empregados, caso haja uma escalada de contágio nas localidades em que opera; (b) pelo adiamento de paradas de manutenção programadas nas plantas de Metais Básicos, devido a restrições de segurança; (c) em razão de restrições potencialmente mais severas, impostas pelas autoridades para combater a pandemia do COVID-19, que podem restringir seu contingente mínimo de mão-de-obra.
Na produção de finos de minério de ferro da Vale totalizou 59,6 Mt, ficando abaixo, portanto, das diretrizes de produção (guidance) de 63-68 Mt para o 1T20. As principais causas para este resultado são: (a) perdas de 4,5 Mt no Sistema Norte por (1) manutenção não programada no transportador de correia de longa distância em S11D, (2) condições climáticas mais severas e concentradas do que o habitual, especialmente, em março, e (3) restrições operacionais em Serra Norte, relacionadas à postergação no start-up da nova frente de lavra de Morro 1; (b) perdas de 1,8 Mt por menores compras de terceiros, devido à menor disponibilidade causada pelas fortes chuvas no sudeste do Brasil; (c) perdas de 2,1 Mt por questões operacionais no Sistema Sudeste, principalmente no Complexo de Itabira. O volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas atingiu 59,0 Mt, ficando em linha com a produção no 1T20. A participação de produtos premium totalizou 87% no trimestre. Os prêmios de qualidade de finos de minério de ferro e pelotas atingiram US$ 5,2/t no mesmo período, ficando US$ 1,2/t abaixo do 4T19, principalmente devido à ausência de dividendos recebidos e menores prêmios de pelotas, os quais foram parcialmente compensados por maiores prêmios de finos de minério de ferro.
A companhia está avaliando continuamente o impacto da pandemia em seus negócios e divulgará imediatamente qualquer impacto material adicional em suas operações, cadeia de suprimentos ou demanda de clientes. A Vale continua comprometida em retomar e estabilizar a produção sob as mais altas condições de segurança, implementando ações para garantir a continuidade dos negócios e colaborando proativamente com a sociedade durante a pandemia do COVID-19.
Fonte: Imprensa@vale.com