Os distribuidores de aços planos estão mostrando um forte poder de reação pois as vendas de junho 2020 foram superiores àquelas registradas em junho 2019.

No mês passado, quando divulgamos as estatísticas da distribuição de aços planos, o presidente do Inda nos confidenciou que esperava para este mês de junho uma forte reação. Ele levava em conta que o mês de junho em 2019, não tinha apresentado um bom desempenho e que abria espaço para este ano mostrar uma boa reação até por conta da demanda reprimida dos últimos meses.

Nós divulgamos estas expectativas em nossos informativos (Portal, Blog, Revista) e elas realmente se confirmaram.

No mês de junho de 2020 as vendas de aços planos apresentaram alta de 38,5% quando comparada a maio, atingindo o montante de 290,5 toneladas contra 209,8 mil. E em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 247,5 mil toneladas, registrou-se alta de 17,4%.

As compras por sua vez também apresentaram alta de 49,7% em relação a maio, com volume total de 297,2 mil toneladas contra 198,5 mil. Já considerando o mês de junho do ano passado quando foram adquiridas 230,1 mil ton. tivemos uma alta de 29,2%.

Com este movimento os estoques apresentaram variação para cima de 0,8% em relação ao mês anterior, atingindo o montante de 855,5 mil toneladas. O giro de estoque fechou em queda com 2,9 meses. Este número é considerado bem perto do ideal, segundo antigos estudos.

Com respeito às importações houve alta de 38,4% em relação ao mês anterior, com volume total de 103,6 mil toneladas. Comparando-se ao mesmo mês do ano anterior (64,7 mil ton.), as importações registraram alta de 60%. Aliás, esta é uma das preocupações principalmente dos dirigentes da Alacero, que dizem que a América do Sul está sob forte pressão principalmente da China, mesmo se considerarmos a desvalorização cambial. (Veja em Estatísticas Alacero).

Quanto às previsões em outra parte de nossa edição temos uma excelente matéria feita com o presidente do Inda e vários distribuidores sobre o que se espera para o segundo semestre. Pessoalmente tenho ouvido de várias fontes que há muitos empresários com o firme propósito de tirar a diferença, ou seja, fazer no segundo semestre o equivalente ao ano todo. Vamos conferir.