O serviço de repotencialização de rolamentos lançado pela NSK, uma empresa com mais de um século de existência, gerou uma economia de mais de R$ 2,5 milhões e 5.027 peças em diversos segmentos da indústria. O serviço é baseado em processos como limpeza, inspeções visuais e dimensionais, polimento e retífica, que visam aumentar a vida útil de rolamentos que ainda apresentam boas condições para reutilização por meio da recuperação de seus componentes (anéis, separadores e elementos rolantes).
A técnica pode ser aplicada em rolamentos com indícios e sinais de anormalidades, detectados e selecionados durante manutenções programadas ou, em casos mais específicos, em rolamentos que já cumpriram o seu papel na aplicação, porém apresentam boas condições de recuperação para reutilização. Entre as principais vantagens, além da extensão da vida útil e expressiva redução de custos de manutenção, estão a redução de impacto ambiental e feedback sobre a aplicação para implementação de melhorias.
“Fazemos o serviço em diversas marcas de rolamentos nos níveis 1 até 3 (sem a substituição de itens), de forma a garantir alta performance e confiabilidade dos componentes em máquinas”, ressalta Marcelo Torquato, diretor das unidades de negócios Aftermarket e Industrial da NSK Brasil.
Fonte: Assessoria de imprensa