Com a presença das principais autoridades do país, a Usiminas retomou a operação do Alto-Forno 1 e da Aciária 1 que são considerados símbolos da Companhia.
Henrique Patria
Em concorrida cerimônia onde o ponto alto foram as presenças do Presidente da Republica Jair Bolsonaro, do governador de Minas Romeu Zema, Ministros de Estado e convidados especiais, a Usiminas retomou o funcionamento de seu alto forno 1 na Usina de Ipatinga em Minas Gerais. Também voltou a operar a Aciaria 1, que irá ampliar a oferta de aço ao mercado.
Este alto forno foi inaugurado em 1962, contando, portanto com 58 anos de operação foi reformado, aproveitando-se a parada ocasionada pela pandemia do Coronavirus. São dois equipamentos símbolos da empresa uma vez foram os primeiros a entrarem em operação quando de sua fundação.
Segundo o presidente da Usiminas, Sérgio Leite, o alto forno 1 é considerado peça fundamental na engrenagem de funcionamento da usina e na sua retomada irá produzir cerca de 2000 toneladas de gusa por dia. O ferro gusa é matéria prima utilizada na fabricação do aço, nas suas várias especificações.
Em seu pronunciamento Sérgio Leite disse: “Esse religamento tem um significado especial para nós por marcar a confiança da Usiminas no futuro. Os momentos mais difíceis foram aqueles enfrentados em abril, mas isso ficou para trás. A Usiminas está pronta para crescer com o Brasil”.
Já Jair Bolsonaro, ressaltou a importância da Usiminas não só no cenário nacional como no cenário mundial do aço. Ressaltou a importância da siderurgia neste momento do Brasil e disse que a pedido dos integrantes do setor ligou diretamente para o presidente americano Donald Trump visando auxiliar na definição da questão de cotas de exportação do aço brasileiro para os EUA. E agora mais recentemente em outra questão envolvendo os dois países tudo está encaminhada para uma solução favorável. Destacou a importância do seu corpo de ministros, na sua maioria técnicos e profundos conhecedores das suas áreas de atuação, que tem ajudado muito o Brasil neste momento de reconstrução.
O portal e revista Siderurgia Brasil foi um dos convidados especiais e pode testemunhar de perto o entusiasmo com que a diretoria desta grande empresa, capitaneada por seu presidente Sérgio Leite está encarando e levando a séria a retomada econômica do Brasil no menor espaço de tempo possível.