Diferentemente do que ouvíamos há bem pouco tempo, todas as notícias mostram que a retomada econômica já começou, e aqueles que insistirem em continuar se lamentando perceberão que devem, urgentemente, fazer uma séria revisão em seus conceitos.

Acompanhamos o desenvolvimento de vários segmentos, notadamente aqueles ligados às nossas publicações – que são a Siderurgia e Metalurgia e o Agronegócio –com a Revista Agrimotor, e o que se ouve, aqui e acolá, é muito animador.

Só uma amostra: o segmento de autopeças, que é um excelente indicador, registrou uma alta de 40,3% em seus negócios em julho. Analisando o crescimento segmentado só para as montadoras, o índice se elevou a 57,5%. Atestando a vertente de retomada, temos, ainda, os ótimos números da produção e da distribuição de aços, da produção de máquinas, sem falar, é claro, do sucesso do Agronegócio.

Quanto ao Brasil como um todo, o Boletim Focus, do Banco Central, que, além de suas análises, colhe também a impressão dos principais economistas e estudiosos de economia apuramos que no começo de julho, o documento apontava a previsão de queda de 6,54% no PIB brasileiro em 2020. Só que, agora, no dia 21 de setembro, reavaliando sua posição, a pesquisa divulgou que a queda será menor, da ordem de 5,05%, e dependendo do desempenho da economia no terceiro trimestre poderá ser melhor ainda.

De nossa parte, continuamos acreditando muito que os próximos meses vão mostrar um cenário renovado, com muitas vitórias a serem comemoradas. Por conta disso, caprichamos na Edição Especial da Revista Siderurgia Brasil Digital deste mês, que traz uma reportagem de homenagem aos 50 Anos do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA), entidade decana que merece o reconhecimento e o carinho de todos, e que contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento da siderurgia brasileira. Fomos ao “fundo do baú” na pesquisa da memória do Instituto para apresentar alguns dos registros mais emblemáticos de sua história, e conversamos também com dois de seus líderes para trazer informações inéditas e atuais sobre seu presente e futuro.

Mas não paramos por aí. Não basta perguntar “Como será o amanhã?” É preciso oferecer referências e antevisões daquilo que nos aguarda na próxima curva da estrada. E nada melhor que conhecer as análises de um futurologista premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para nos ajudar a responder essa questão. Falando de tendências, com o auxílio de especialistas internacionais, abordamos, mais uma vez, em uma instigante matéria, a atualíssima questão da Transformação Digital, realidade cada vez mais presente em nossas vidas e em nossas empresas.

Discutimos também soluções sobre o tema “Energia”, cujo estudo de fontes alternativas e sustentáveis ganha cada vez mais força entre nós, dada à sua fundamental importância para a sustentabilidade do planeta.. Além de suas riquezas naturais, o Brasil também é abençoado por Deus nesse quesito. Mas, com certeza, precisamos urgentemente nos debruçar sobre o estudo dessas fontes inesgotáveis de energia limpa, a fim de mais bem dominar a força dos ventos e do sol, e, assim, utilizamos e nos beneficiarmos com todo o seu potencial. E, é lógico, para atualizar e orientar nossos leitores no dia a dia, trazemos também aqui um amplo acervo de estatísticas e informações sobre o nosso setor.

Finalmente, como queremos vocês sempre bem informados, renovamos o convite: interaja conosco, comentando nosso conteúdo e nos dizendo se ele está preenchendo suas expectativas. A visão de cada um de vocês, acredite, é muito valiosa para nós. Por isso, todos os nossos canais de comunicação estarão sempre abertos para receber suas observações, sugestões, críticas e, claro, elogios também!

Boa leitura!

Henrique Isliker Patria

Editor