Empresa lança novos produtos ao mercado em sua linha de utilização de aços especiais

Pelas mãos dos empregados e pesquisadores da Aperam, cuja trajetória se aproxima dos 76 anos sempre norteada pela inovação e a missão de levar ao mercado novas soluções que tenham seus aços especiais como base, nasceram nos últimos anos importantes produtos, materiais e equipamentos que ganharam projeção nacionalmente e internacionalmente, em áreas como o agronegócio, setor energético, de transporte, entre muitos outros segmentos.

Anualmente, a Aperam investe 18 milhões de euros, globalmente, no setor de pesquisa e desenvolvimento e mantém há 25 anos um centro de pesquisa próprio na cidade de Timóteo, além de uma equipe em São Paulo dedicada ao estudo de novas aplicações para o uso de aços especiais no mercado brasileiro. Por meio de um time de mais de 40 empregados focados em inovação, foi criado, por exemplo, o aço inox Endur 300, lançado pela Aperam em 2019. “O Endur é um marco, pois não há nada parecido ainda no mundo. É um aço inox de maior durabilidade e alta resistência mecânica, ideal para os segmentos de agro, mineração e construção, por exemplo. Uma inovação 100% brasileira, criada pela Aperam a partir de um amplo processo de pesquisa de materiais e mercadológico” explica Tarcísio de Oliveira, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Aperam.

Entre as soluções de inovações mais recentes da Aperam estão a Betoneira Ultraleve, onde o aço inox amplia a vida útil do equipamento, a caçamba em aço inox para caminhões de carga, o carro forrageiro, solução de agronegócio utilizada para alimentação animal, e uma aplicação inédita de aço inox para caminhões de lixo, que reveste a caixa coletora reduzindo o desgaste e mau cheiro gerados pelo chorume.

A sustentabilidade também é um importante guia para a inovação. A Aperam BioEnergia, unidade produtora de carvão vegetal no Vale do Jequitinhonha, é uma referência nesse quesito, sendo pioneira no desenvolvimento de tecnologias de ponta para o setor florestal no Brasil. A Aperam BioEnergia já desenvolveu mais de 6 mil materiais genéticos para dar origem a clones mais resistentes, com altos índices de produtividade e eficiência. Além disso, o combustível próprio, fonte de energia limpa e sustentável, é utilizado em 100% do processo de produção da Aperam, tornando a empresa a única produtora de aços planos especiais no mundo que utiliza exclusivamente carvão vegetal em seu processo.

Fonte: Assessoria de imprensa