Os investimentos no Brasil podem chegar a US$ 40 bilhões nos próximos 5 anos
Graças a formações rochosas muito antigas e ricas em minerais, a mineração é um dos setores de maior relevância para a nossa economia, o que fez com que essa atividade se tornasse um importante vetor para o progresso e desenvolvimento nacional.
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), os investimentos em projetos de mineração, expansões, gestão e segurança de barragens de rejeitos no Brasil nos próximos quatro a cinco anos, devem chegar a cerca de 40 bilhões de dólares. Conforme o instituto, um dos fatores que impulsionaram o aumento das projeções de investimentos foi a ampliação das pesquisas minerais promovidas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), pois tais estudos permitiram a liberação de diversas áreas. Outro fator que pode favorecer a majoração dos investimentos em mineração no Brasil é o lançamento do Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD) pelo governo federal.
Desse modo, o avanço da mineração brasileira pode estimular negócios em muitas cadeias produtivas, produzindo reflexos positivos na geração de renda, tributos e empregos. “Uma das vantagens da elevação dos investimentos em mineração é o aumento da presença de empresas do setor em várias regiões do país. A instalação deste tipo de empreendimento em pequenas cidades pode incentivar o desenvolvimento socioeconômico das mesmas. Isso porque empresas de outros setores podem enxergar uma possibilidade de crescimento nestes locais e assim estabelecer novas unidades. Essa movimentação comercial ajuda a dinamizar a economia local e nacional”, De afirma o superintendente do Grupo MBL, Jerri Alves.
Fonte: Assessoria de imprensa