É bem verdade que estamos terminando um ano absolutamente atípico. Nem os mais renomados gurus conseguiriam prever no final do ano passado que agora, em 2020, o mundo iria girar numa velocidade assustadora, e trazer tantas novidades de uma vez só.

Mas agora, com quase tudo superado, o mais importante é olhar para o para-brisa de nossas vidas e planejar 2021 que, no mínimo, começará exigindo muito mais de cada pessoa ou empresa.

Ficou provado que as organizações que já vinham capengando com problemas estruturais, na melhor das hipóteses, continuam como estavam, ou ainda conseguiram piorar sua situação. Elas só irão melhorar quando seus gestores perceberem que chegou a hora de modernizar a sua forma de gestão. Os 20 ou 50 anos de tradição empresaria, hoje em dia servem para pouco.

Por exemplo, quem não inclui em seu planejamento a migração para os processos digitais de seus setores de Vendas, Engenharia de Produtos, Negociações nas Compras e Vendas, Comunicação e Divulgação e ainda, de Marketing não vai a lugar algum. Aliás, a ausência de investimentos na divulgação de seus produtos e serviços nos canais apropriados só tem um significado, que é se esconder dos seus potenciais clientes. Pense bem a respeito disso.

Como de hábito, esta atual edição da revista Siderurgia Brasil está repleta de assuntos relevantes para a cadeia siderúrgica.

Falamos da Construção Industrializada de uma maneira diferente. Fomos buscar um especialista bem sucedido que aponta tecnicamente as maiores dificuldades que existem na utilização de aço. Segundo ele se não for pensar coletivamente o setor não decola. Fala das bem sucedidas experiências, dos hospitais de campanha e mais.

E também falamos de Tubos de Aço, da Curva de Mercado da Distribuição, e de como a Indústria Automotiva está reagindo e reclamando da falta de insumos. Já o novo presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil faz sua leitura do atual estágio e diz que um dos desafios das usinas é ampliar a oferta de aços.

Continue acompanhando nossos canais e nos ajudando a torná-lo o leitor mais bem informado do mercado siderúrgico brasileiro. E mande sua opinião, sugestões ou críticas para nós, que elas serão analisadas com todo o carinho.

Boa leitura. Boas Festas e um Feliz 2021!

Henrique Patria
Editor – henrique@grips.com.br