O ano de 2020 mostrou-se controverso do começo ao fim. Nenhum “guru”, cigana ou futurólogo com alto índice de acertos nas suas previsões conseguiu prever que o mundo iria parar e assistir aterrorizado o avanço de um inimigo invisível, divulgado e aumentado “n” vezes por uma Imprensa marrom mundial, nem sempre comprometida com a verdade.
Principalmente entre a segunda quinzena de março e o final do mês de maio, todas as atividades mundiais reduziram ou até paralisaram suas atividades (menos a China), levando a prognósticos devastadores para a economia planetária. No entanto, com a mesma velocidade da chegada, a adaptação à nova ordem aconteceu celeremente, e o poder de resiliência das pessoas e empresas no âmbito global se mostrou com todo o seu vigor.
Aqui no Brasil não foi diferente. E por todos os números que temos insistentemente divulgado, o retorno é mais forte do que tínhamos no momento anterior à pandemia. Porém, há, ainda, algumas questões sem resposta, e uma delas é se haverá paz entre os poderes em 2021 para o Brasil aproveitar os bons fluidos que a retomada está trazendo, a fim de, definitivamente, partir para pautas sérias e absolutamente necessárias. As tais reformas que permanentemente são adiadas travam nosso desenvolvimento, e estamos cansados de esperar que uma limpeza real e conclusiva seja feita em nossa política para o bem de nosso país.
A Revista Siderurgia Brasil, se reinventou em 2020. Criamos novos canais de comunicação, voltamos o foco da revista na direção de temas sensíveis e importantes, sem, contudo, esquecermos nossas tradições, trazendo sempre o melhor e mais completo conteúdo do que aconteceu de relevante na siderurgia brasileira.
Em nossa “Retrospectiva 2020” desta última edição do ano, você poderá conferir tudo que aconteceu de bom e de ruim no setor ao longo desses 12 meses, sempre com a fidelidade da notícia e o olho clínico que permeia nossas matérias.

É o momento de agradecer a todos que nos acompanharam – clientes, amigos, colaboradores – e desejar Boas Festas, e um Ano Novo com muito sucesso, saúde, felicidade e paz!
Henrique Patria
Editor – henrique@grips.com.br