Usiminas e FSFX apresentam projeto de novo hospital de grande porte na região da Pampulha

Rm uma ação das mais importantes no dia 23 de dezembro de 2020 participaram de um encontro para a apresentação do projeto de instalação do Hospital Usiminas o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil,  o presidente da Usiminas, o diretor de Soluções em Saúde e Mercado e o presidente do Conselho Curador da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Sergio Leite, Marcelo Teixeira e Cesar Bueno respectivamente. O empreendimento irá ocupar o prédio onde é hoje a sede da siderúrgica na região da Pampulha, cuja venda do imóvel para a FSFX foi anunciada pela companhia no dia 17 de dezembro.

Com investimento estimado em R$ 250 milhões e gerando cerca de 700 empregos na fase de preparação, o novo Hospital Usiminas deve ser destinado a atendimentos de alta e média complexidade e a previsão é de até 300 leitos. A nova unidade deve atender pacientes de convênios particulares e também oriundos do Sistema Único de Saúde. A previsão é que o Hospital Usiminas ofereça uma estrutura multifuncional de serviços de saúde, com suporte de urgência e emergência, hospital-dia e também uma linha especial de cuidado do idoso. O projeto também prevê a manutenção da arquitetura local, que já são marcos da capital mineira.

Segundo Leite, o novo hospital chega no momento em que a saúde concentra as atenções do mundo e que as pessoas passaram a observar, ainda com mais atenção, as diferentes opções de atendimento. “É uma grande alegria para todos nós poder contribuir com um aspecto tão importante na vida das pessoas quanto a saúde. A Usiminas, líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina, foi fundada em Belo Horizonte e segue presente na cidade há mais de 60 anos. Hoje, damos um passo importante nessa relação de parceria, ao  oferecermos à capital toda a excelência da FSFX, já conhecida por uma parcela grande dos mineiros do leste do Estado”, destaca.

O prefeito Alexandre Kalil avaliou o projeto como bastante positivo para a cidade. “em quatro anos à frente da prefeitura, recebemos muitas propostas, sempre com alguma contrapartida. Hoje, foi diferente. A Usiminas trouxe um presente para a população de Belo Horizonte. Um novo hospital, com atendimento ao SUS e, em especial, custeado por entidade privada, que é um ponto importante para o setor público. Reforço nosso agradecimento à empresa pela iniciativa”, afirmou.

Fonte: Usiminas