Temos a satisfação e, por que não dizer, a honra de apresentar a edição totalmente digital do ANUÁRIO BRASILEIRO DA SIDERURGIA 2021. É um novo marco alcançado, uma vez que, após 21 anos de publicações tradicionais em papel, concluímos a edição virtual com muito sucesso e com uma intensa participação de nossos parceiros anunciantes.
Outro motivo que nos enche de esperança é a confirmação daquilo que vínhamos divulgando em nossos editoriais desde setembro do ano passado, de que a economia brasileira havia retomado o seu viés de crescimento com muita consistência.
No momento do fechamento do Anuário, o Boletim Focus do Banco Central, um dos mais respeitáveis parâmetros da economia nacional, divulgou que a mediana das opiniões dos economistas do mercado voltou a aumentar a projeção do PIB brasileiro em 2021, agora para 3,49%. Considerando que, em 2020, o PIB foi negativo, registrando queda de pouco mais de 3,5%, estaremos falando, a se confirmar essa evolução, em uma reação de mais de 6% em um ano. É um número respeitável, que certamente irá decepcionar os catastrofistas de plantão.
E como pensam as fontes e entrevistados deste ANUÁRIO DA SIDERURGIA 2021?
Bem, dividimos nossa apresentação de Balanços & Projeções em cinco blocos, que naturalmente fazem parte de um todo, mas foram agregadas pela similaridade dos assuntos. Assim, temos o bloco da Siderurgia Brasileira, no qual estão dados, resultados, projeções e opiniões de executivos e empresários ligados à produção e distribuição de produtos siderúrgicos. O mesmo também ocorre com os demais, os blocos de Máquinas & Processos, de Economia & Política, de Construções & Edificações, e da Indústria Automotiva, em sequência finalizada com as análises, os números e expectativas internacionais para o mercado de Metais Não Ferrosos.
Com todo esse material reunido, temos certeza absoluta de que nosso leitor poderá criar a melhor projeção para o seu negócio em 2021, e trabalhar para a conquista de tais resultados. Só que nessa busca, é extremamente recomendável que você não se esqueça daquela famosa máxima do marketing: “Quem não é visto não é lembrado!” Em outras palavras, anuncie e divulgue a sua marca, sua empresa e seus produtos para garantir sua competitividade e o sucesso em suas vendas.
Além desse amplo material informativo, leia as outras seções do ANUÁRIO nas quais identificamos as principais produtoras de aço instaladas no Brasil, as entidades que têm relação com a cadeia siderúrgica e, ainda, utilize nosso famoso “Guia de Compras”, que integra o mais completo banco de dados do Brasil desse mercado, por meio do qual você terá acesso fácil e direto a todo esse acervo de empresas, órgãos e instituições.
E qual a nossa expectativa em relação a 2021? Bem, como você sabe, aquele “Ano Mágico” que preconizamos no Editorial do ANUÁRIO do ano passado teve seu cenário muito prejudicado pela pandemia da COVID-19. Mas, renovando as esperanças na resiliência e na capacidade de a siderurgia se reinventar para vencer todos os desafios que se colocaram e ainda irão se colocar em sua trajetória, acreditamos que estamos novamente no caminho certo, com expectativas de que as lideranças empresariais e políticas irão trabalhar juntas em prol do crescimento do nosso setor e da economia brasileira. Com otimismo redobrado, vamos confiar e conferir ao longo deste ano.
Boa leitura!
Henrique Patria
Editor – henrique@grips.com.br