Perguntado na última coletiva da entidade o Presidente da Anfavea, disse que a decisão sobre remanejamento da produção ou até suspensão era um assunto de exclusividade das empresas suas afiliadas.

Neste contexto, em comunicado do último dia 19 de março a Volkswagen do Brasil decidiu interromper a produção no Brasil devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

A partir da próxima quarta-feira (24), as atividades de produção das fábricas da de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) estarão suspensas até 4 de abril. Segundo a nota “Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais”. Os empregados da área administrativa irão atuar em trabalho remoto. Segundo a Volkswagen, a medida foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais.

Na integra o comunicado da empresa é o seguinte:

São Bernardo do Campo, 19 de março de 2021 – A Volkswagen do Brasil comunica suspensão de atividades relacionadas à produção de todas as suas unidades no País, localizadas nos estados de São Paulo e Paraná, a partir do dia 24 de março de 2021 por 12 dias corridos.

Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais.

Os empregados da área administrativa atuarão em trabalho remoto. A medida foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais.