Segundo informações recebidas da empresa, a Companhia Siderurgia de Pécem – CSP tem um processo especial de limpar os gases de Aciaria, sem consumo de água. Segundo a nota é uma das únicas do Brasil a empregar este método.

Ela ainda trata e reutiliza 98,18% da água que circula nas operações da empresa, sendo uma importante representação mundial da evolução dos processos siderúrgicos no aspecto de sustentabilidade ambiental.

“A Aciaria gera um gás, durante o sopro de oxigênio no convertedor, chamado LDG. Esse gás é captado durante o processo, passa por um sistema de lavagem a seco, efetuando seu resfriamento e limpeza. Após o tratamento desse gás, ele será utilizado para geração de energia, já que a CSP gera toda energia que consome e vende o restante ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O sistema de limpeza a seco do gás promove redução do consumo de água e elimina a geração de lama de Aciaria”, destaca Marcelo Baltazar, gerente de Meio Ambiente da CSP.

A média de 2020 da CSP para o consumo de água por toneladas de aço bruto foi de 4,5 m³/tab (toneladas de aço bruto). Esse consumo está 29% abaixo dos valores de referência das outras siderúrgicas nacionais, de 5,8m³/tab, segundo o Instituto Aço Brasil.

A CSP promoveu na semana da áqua, uma programação especial junto aos seus empregados em alusão ao Dia Mundial da Água, que foi 22 de março. A água integra o processo produtivo do aço e esse recurso é tratado com zelo e o máximo de reaproveitamento na CSP. O Programa de Educação Ambiental da Companhia trabalha continuamente para fortalecer a consciência crítica dos empregados e para o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade empresarial. Otimizar o uso desse recurso é um compromisso alinhado com as diretrizes da Companhia, que tem trabalhado em prol da sustentabilidade em todos seus aspectos – ambiental, social e econômica.

Fonte: Asssessoria Imprensa CSP