Usiminas no Pacto Global da ONU

Atualmente, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países. E no dia 14/4, a Usiminas, líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina, formalizou sua adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa é um compromisso proposto pela Organização para estimular as empresas a alinharem sua atuação de modo a promover o crescimento sustentável, estimulando a sociedade a atingir objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Com a adesão, a Usiminas se compromete com temas como preservação ambiental, diversidade e inclusão, combate ao trabalho escravo e infantil, entre outras práticas. Ao integrar o Pacto Global, a Usiminas também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 10 princípios universais da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Usiminas também está comprometida com a pauta ESG (sigla em inglês para Social, Meio Ambiente e Governança) e vem estabelecendo diversos indicadores e metas relacionadas ao tema.

Para marcar a adesão, o presidente da companhia, Sergio Leite se uniu ao diretor executivo do Pacto Global, Carlo Pereira e à diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3, Ana Buchaim, em uma live com os colaboradores. O objetivo é engajar as equipes na construção de uma operação cada dia mais alinhada aos objetivos do Pacto. Além disso,para marcar o novo passo da companhia em seu compromisso com a sustentabilidade, será plantada uma árvore nativa para cada participante da live realizada.

“Hoje, posso dizer que registramos um avanço importante nessa trajetória do compromisso da Usiminas com o Pacto Global da ONU. Já tínhamos uma agenda de sustentabilidade forte e uma ação social que remonta ao início de nossas operações. E, ao assumirmos mais esse compromisso público, ampliamos nossa visão, essa agenda ganha ainda mais força e se torna uma meta da companhia ao longo dos anos”, afirma o presidente da companhia, Sergio Leite.

Fonte: Usiminas