Em divulgação feita hoje (28/04) pela Abimaq, entidade que representa o segmento de máquinas e equipamentos os resultados obtidos com as vendas em março, superaram em 18,9% o mês de fevereiro e 28,9 %o mesmo período do ano passado.

Com tais resultados o primeiro trimestre deste ano já acumulou um crescimento de 28% e se anualizarmos o crescimento deveremos chegar neste ano a um crescimento de mais de 11%.
O mercado interno tem sido o grande responsável pelo crescimento com crescimento de 21,7%, comparado com o mês passado e 45,1% comparado com março do ano passado.
As exportações também apresentaram crescimento de 8,5% sobre fevereiro, apesar de uma queda (já menor) em relação ao ano passado.

Com respeito às exportações os dirigentes da entidade acreditam que com a aceleração do ritmo de vacinação em todo o mundo, o comércio internacional deve se reaquecer nos próximos meses.

Neste quesito de exportação de máquinas, o oriente liderado pela China, que ao que tudo indica já saiu da crise do Corona Virus e a América Latina, foram os dois principais destinos das máquinas brasileiras.

Outro item que chamou muito atenção foi a apresentação do Consumo Aparente, que representa a Produção local + Importações – Exportações e que apresentou um fantástico crescimento de 28,5% sobre o mesmo mês do ano passado e 11% no trimestre.

Este é um número que determina que as atividades estão voltando ao normal, ou até mesmo superando índices antigos.

Com isso a capacidade instalada da indústria de máquinas subiu para 76% e a carteira de pedidos equivale a 12 semanas de carteira de pedidos.

Em um comentário a parte José Velloso, presidente executivo da entidade, disse que ao participar da Câmara Setorial de Máquinas para a produção de  plásticos soube que várias empresas só estão aceitando pedidos para o ano que vem e aquelas em pior situação só aceitam pedidos para outubro.

Por fim a questão de empregos no setor que já contabilizou em março a ocupação de 340 mil vagas. O crescimento em relação ao ano passado foi de 38 mil novos postos de trabalho.

Fonte: ABIMAQ