Segundo a Red Bud industries, fazer um material parecer plano é relativamente fácil, mas produzir um material que permaneça plano requer algo especial.

Red Bud Industries*

Um dos aspectos mais recompensadores de qualquer negócio é nos reunirmos com o cliente e descobrirmos quais são suas metas de longo prazo, os obstáculos enfrentados e como podemos trabalhar juntos para alcançar algo que dê a ele uma vantagem competitiva no mercado.

Muitas vezes, isso envolve o planejamento de uma nova planta, no qual o cliente tem a possibilidade de instalar uma nova Linha de Corte Transversal, analisar e replanejar o fluxo de material e mitigar os inevitáveis gargalos que ocorrem durante o processamento de materiais. A maioria dos clientes adoraria ter a oportunidade de reinventar seus negócios a partir de um quadro em branco. Contudo, para muitas empresas processadoras de produtos siderúrgicos, esta não é uma opção. Em vez de um quadro em branco, o que existe é uma instalação já estabelecida e definida, equipamentos antigos e um orçamento apertado, que impossibilita gastos extraordinários. É nesta situação que a modernização ou Retrofit da linha existente com a instalação de uma Niveladora Estiradora torna-se um divisor de águas.

Embora cada parte de uma linha de corte transversal seja importante, o essencial do processo é o sistema de nivelamento. Fazer um material parecer plano é relativamente fácil, mas produzir um material que permaneça plano requer algo especial. A Red Bud Industries apresentou, pela primeira vez, a Niveladora Estiradora em uma linha em 1987. Comparado aos padrões atuais, aquelas unidades eram relativamente pequenas, com capacidade limitada e usadas, principalmente, para correção de formatos. Os problemas criados pelas tensões internas só surgiram quando o laser e outros equipamentos automatizados passaram a ser mais utilizados. Embora existissem outros processos que podiam ser usados para reduzir essas tensões, o nivelamento por estiramento logo evoluiu e se tornou um dos métodos preferidos para essa tarefa. Com o passar do tempo, essas unidades continuaram a crescer em tamanho e popularidade. Em 2003, a Red Bud Industries construiu sua primeira Niveladora Estiradora de 6,3 mm e, em 2005, já estava construindo sistemas de 12,7 mm. Hoje, existem unidades com capacidade para estirar materiais com espessura de 25 mm ou mais.

Originalmente, as Estiradoras só eram oferecidas como uma opção para novas Linhas de Corte Transversais completas. Porém, quase sempre, o custo de uma linha completa ultrapassava a capacidade financeira de muitas empresas. Então, ao longo do tempo, a tecnologia do Nivelamento por Estiramento foi adaptada para que pudesse ser integrada às linhas já existentes de todos os grandes fabricantes.

Ao modernizar uma linha existente, o equipamento de entrada do cliente pode ser reutilizado e permanecer no lugar, reduzindo assim o trabalho de fundação e de obras, custo de capital e tempo de inatividade. Em muitos casos, a Red Bud também consegue reutilizar o equipamento de saída. A linha modernizada é capaz de produzir material com o mesmo nível de qualidade e planicidade que uma linha nova. Muitas das antigas linhas de grande espessura são ajustadas para operar com uma configuração start/stop de modo que a linha inteira tem que parar cada vez que o material é cortado. Atualmente, este tipo de linha também pode ser modernizado para operar em modo loop (fosso). Isso permite que a entrada da máquina continue operando enquanto o material está sendo estirado e/ou cortado. O resultado é uma maior disponibilidade de processamento e produtividade sempre que o material estiver sendo processado no modo loop (espessura até 9,5 mm). O processo de modernização também é uma ótima oportunidade para analisar a segurança do equipamento existente. A cerca de proteção do perímetro, juntamente com trancas integradas, podem ser adicionadas em toda a linha e atualizar antigos equipamentos de acordo com os padrões de segurança atuais.

Um equívoco comum é pensar que a produtividade é sacrificada no processo de nivelamento por estiramento. Ao contrário, muitos clientes com equipamentos modernizados constataram um aumento na produção e uma redução de perdas. Alan Kanoff, presidente da Camden Yards Steel em Camden, Nova Jersey, falou sobre sua imensa satisfação com a Niveladora Estiradora modernizada da Red Bud, dizendo, “A Red Bud Industries nos possibilitou aumentar nosso mix de produtos o que, por sua vez, nos permitiu aumentar muito a produção e expandir nossa área de mercado”. Neste caso, a Red Bud Industries começou com uma linha de Corte Transversal Herr-Voss de 12,7 mm de espessura por 2.438 mm de largura e fez a modernização incluindo uma nova Estiradora, uma Guilhotina e sistema de Empilhamento. O resultado fala por si só. Hoje, a Camden estira e corta até duas bobinas por hora. A Camden Yards deixou claro que quando pensar em comprar seu próximo equipamento, será da Red Bud Industries.

Um dos principais elementos do sucesso da Red Bud ao longo dos anos é manter a fabricação dentro da empresa. “Desde a primeira conversa com a nossa equipe de vendas, até o projeto para a solução personalizada e os 5 anos de Garantia, você estará trabalhando com um funcionário dedicado da equipe da Red Bud. É esta profunda experiência e histórico comprovado que nos permitem entender, claramente, as necessidades do seu projeto e integrar tecnologia de nível mundial, que ajudarão a levar seu negócio para o futuro”, disse Dean Linders, vice-presidente de Marketing e Vendas. Se você está buscando uma maneira mais econômica de aumentar sua produção e expandir seu mercado, o Retrofit da Red Bud pode ser a solução certa para você.

Para obter mais informações, entre em contato com a
Red Bud Industries em rbi@redbudindustries.com ou
no Brasil com VPE Consultoria em +55 11 99986-0586 ou
envie um e-mail para mader@vpeconsultoria.com.br.
*Material elaborado pelo departamento técnico da Red Bud Industries