Ford cria centro global de pesquisa e desenvolvimento de baterias, o Ford Ion Park

A Ford anunciou a criação de um novo centro global de excelência em baterias, o Ford Ion Park, em Michigan, nos EUA. É um laboratório de US$ 185 milhões, com 18.500 metros quadrados e tecnologia de ponta para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e futura fabricação desses componentes, que será inaugurado no final do ano e servirá para testar novas técnicas de fabricação, designs e materiais, integrando verticalmente a produção de células e baterias veiculares.

O time do Ford Ion Park também vai explorar oportunidades de integração e inovação em toda a cadeia de valor – da mineração à reciclagem –, trabalhando com todas as equipes da Ford, incluindo especialistas do seu novo Laboratório de Teste e Benchmarking de Baterias e de serviço ao cliente, além dos principais fornecedores e parceiros. Com experiência de quase duas décadas em baterias, a empresa está reunindo um time multifuncional de 150 especialistas em desenvolvimento de tecnologia, pesquisa, fabricação, planejamento, compras, qualidade e finanças para desenvolver e fabricar mais rapidamente esses equipamentos.

O time do Ford Ion Park é liderado por Anand Sankaran, veterano há 30 anos na Ford, com décadas de experiência em baterias e eletrificação. Atual diretor de Engenharia de Sistemas Eletrificados da empresa, ele venceu o Prêmio Henry Ford de Tecnologia em 1999 por seu trabalho de eletrificação no Laboratório de Pesquisas da Ford e liderou a aplicação de inovações técnicas em veículos importantes, como o premiado Escape Hybrid original, o Mustang Mach-E e a F-150 Híbrida.

“Estamos acelerando a produção de veículos elétricos em todo o mundo, à medida em que mais clientes experimentam e buscam as vantagens desses veículos com emissões zero”, disse Hau Thai-Tang, chefe de Operações e Plataforma de Produtos da Ford. “Investir em mais pesquisa e desenvolvimento de baterias nos ajudará a acelerar o processo para entregar veículos elétricos ainda melhores e com menor custo para os clientes ao longo do tempo.”

Desde 2004, a Ford já vendeu mais de 1 milhão de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in e desenvolveu quatro gerações de baterias. Até o final deste ano, a empresa terá mais de 15 fábricas em todo o mundo voltadas à produção de veículos e sistemas elétricos de tração.

Fonte: Ford