Acionistas da Vale elegem Conselho de Administração para o biênio 2021-23

Reunidos de forma virtual, os acionistas da Vale elegeram os integrantes do Conselho de Administração para o biênio 2021-23. O colegiado eleito contará com a presença de oito membros independentes – um a mais do que o mínimo previsto em estatuto. O encontro é um marco fundamental no processo de restruturação societária iniciado em 2017 e que tornou a Vale uma corporação sem controle definido, com base de acionistas diversificada.

Os membros independentes eleitos são: José Luciano Duarte Penido (eleito presidente do Conselho), Ollie Oliveira, Marcelo Gasparino, Mauro Cunha, Murilo Passos, Rachel Maia, Roberto Castello Branco e Roger Downey. Os membros não-independentes são Fernando Buso (eleito vice-presidente do Conselho), José Maurício Coelho, Eduardo Rodrigues Filho e Ken Yasuhara. Antes dessa eleição, a Vale tinha apenas três membros independentes em seu Conselho. O 13º integrante do Conselho é Lúcio Azevedo, eleito pelos empregados.

O novo Conselho terá a missão de liderar a Vale em um processo de transformação que foi acelerado após o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019. Outra inovação importante foi a criação do Comitê de Nomeação, responsável pela indicação de oito dos conselheiros eleitos – quatro foram indicados diretamente pelos acionistas.

Na AGO os acionistas também aprovaram as demonstrações financeiras de 2020, a proposta para a destinação do resultado do exercício de 2020 e a fixação da remuneração dos administradores. Além disso, foram eleitos os integrantes do Conselho Fiscal. Também foi a primeira vez que o presidente e o vice-presidente do Conselho foram escolhidos pelos próprios acionistas, conforme passou a estabelecer o estatuto da Vale este ano. Até então eles eram eleitos entre os membros do próprio Conselho.

“Com as escolhas feitas pelos acionistas, o Conselho da Vale se torna mais representativo da nossa diversidade acionária, com quatro membros eleitos indicados diretamente por investidores”, disse José Luciano Duarte Penido, presidente eleito do colegiado.

Fonte: Imprensa – Vale