Praticamente desde o início de 2020, todos tivemos de passar por um aprendizado em nossas vidas. Individualmente, tivemos que nos adaptar a novas formas de trabalho, em casa em frente a um computador que, vamos ser sinceros, nem todos sabíamos muito bem dominar. Muitos perderem seus empregos e tiveram que descobrir outras formas de ganhar e levar a vida. As empresas tiveram de recorrer a todo tipo de alquimia para sobreviver e continuar no mercado. E, infelizmente, muitas não conseguiram!
Mas em uma guinada fantástica, eis que de repente nos vemos em um momento completamente diferente daquele de há um ano atras. Hoje, a demanda está aquecida em vários níveis de negócios, e algumas das matérias-primas mundiais explodiram suas cotações nas bolsas internacionais, passando a comandar a nova ordem econômica global.
O nosso jornalismo tenta acompanhar tudo de perto e, nesta edição, fomos buscar respostas para algumas das mais importantes questões que estão na ordem do dia. Assim, em uma das matérias, profissionais da Usiminas nos contam como a empresa desenvolveu, com muito arrojo e ousadia, mais de 30 tipos de aços diferentes nos últimos cinco anos. Afinal os carros elétricos, os robôs, as matrizes energéticas eólica e solar, bem como a mineração do futuro estão aí, exigindo novas e mais eficientes soluções, a custos mais acessíveis, que permitam a conquista de níveis cada vez mais elevados de produtividade e competitividade.
Em outra reportagem, em entrevista exclusiva para a Revista Siderurgia Brasil, o presidente do Sicetel/Abimetal e integrante da chapa de oposição na maior federação das indústrias do Brasil, faz um balanço do seu setor e descreve com muita ênfase o que acredita que deve mudar no comando da Fiesp e do Ciesp.
E há muito mais. Trazemos uma análise com números e gráficos, que nos mostra que a China está se aproximando da produção de 60% do aço no mundo – e quais devem ser as consequências disso –, além de artigos que falam do que falta para o Brasil vencer seus desafios e decolar definitivamente, e, ainda, o que você deve fazer para reestruturar seu negócio rumo à retomada. E não esqueça também de conferir as estatísticas, as notícias de produtos e os principais acontecimentos que movimentaram e estão movimentando o nosso setor.
Finalmente, como sempre falamos – mas não custa repetir –, estamos de portas abertas para você se manifestar. Agradecemos a sua participação e fazemos questão de registrar aqui que nos sentimos recompensados em nossos esforços para manter nossos leitores informados, como atesta a incrível marca de mais de 210 mil acessos e pageviews à edição digital da Siderurgia Brasil, atingida no mês passado.
Muito obrigado e boa leitura!
Henrique Patria
Editor – henrique@grips.com.br