ArcelorMittal Vega comprometida com a sustentabilidade em São Francisco do Sul

Prestes a completar 18 anos de operação em São Francisco do Sul, no Norte de SC, a ArcelorMittal Vega mostra na prática que é possível aliar a indústria de alta performance do aço ao desenvolvimento sustentável, adotando medidas que preservam o meio ambiente e respeitam as pessoas.

Para garantir um alto nível de aproveitamento de recursos, respeitando as pessoas e o meio ambiente, Vega cumpre fielmente as diretrizes definidas por meio de um Sistema de Gestão Ambiental, certificado pelo ISO 14001. Atualmente, mais de 98% da água utilizada nos processos industriais dentro da ArcelorMittal Vega provém da reutilização. A qualidade do ar é assegurada pelo monitoramento periódico das emissões atmosféricas geradas pelos processos industriais. Além disso, a gestão eficiente dos resíduos sólidos assegura que a unidade envie quantidades mínimas de resíduos a aterros sanitários e industriais da região. Os efluentes industriais e de esgotos sanitários são tratados na própria empresa, na Estação de Tratamento de Efluentes. A eficácia é comprovada pelo monitoramento ecotoxicológico dos efluentes tratados, na estação e também no entorno do difusor do emissário submarino, na Praia Grande.

A reciclagem já faz parte da rotina da unidade em São Francisco do Sul, tanto que nenhuma sobra de alimento é descartada. Todo resíduo orgânico gerado pelos alimentos consumidos na unidade é reprocessado e transformado em adubo. O material rico em nutrientes é utilizado nos jardins, hortas e no viveiro de mudas de espécies nativas da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).

Ao incorporar práticas mais sustentáveis em sua rotina, a ArcelorMittal Vega reafirma sua estratégia focada na liderança, qualidade e sustentabilidade, pilares que prevalecem em um processo de produção comprometido com o meio ambiente e as futuras gerações.

Fonte: cris.schmitz@logosag.com.br – Assessoria de comunicação