Atingindo a marca dos 20 milhões de virabrequins produzidos, a Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, maior planta do mundo de virabrequins forjados médios e pesados, celebra seu 60º aniversário em 2021. Empregando mais de 2 mil colaboradores e a mais alta tecnologia da indústria automotiva, a unidade possui capacidade produtiva anual de 130 mil toneladas forjadas, 800 mil virabrequins forjados e usinados e ainda fabrica cerca de 2 milhões de bielas médias e pesadas, além de outros componentes forjados para indústria automotiva, como pontas de eixo, cubos de roda, peças para suspensão forjada e componentes semiusinados para caixa de transmissão. Atualmente sua produção abastece praticamente todas as montadoras nacionais de veículos médios e pesados, além de fornecer para os mercados da Europa, América do Norte e do Sul. Para isso a Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo tem nove linhas de produção de virabrequins em funcionamento, contabilizando uma produção anual de 760 mil virabrequins.

A inovação técnica é destaque na planta. Os componentes fabricados ali seguem os requerimentos mais altos da motorização de veículos pesados. Tanto que a experiência da engenharia automotiva brasileira é reconhecida globalmente no Grupo Thyssenkrupp, exportando talentos para outras fábricas da divisão, nos EUA, no México e na Índia, que são dirigidas por brasileiros. A fábrica de Campo Limpo Paulista também acompanha o momento global em que o mercado todo olha para as fontes de energia do futuro, buscando a neutralidade em carbono até 2050.

“A planta nos posiciona de forma altamente competitiva. Temos linhas mais recentes que já são 100% automatizadas e empregamos também tecnologias de indústria 4.0, para rastreabilidade de cada peça e fornecimento de dados para nossos clientes, o que é fundamental na atualidade para os mais altos padrões de qualidade do mercado”, afirma José Carlos Cappuccelli, CEO da Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo.

Fonte: Assessoria de Imprensa