O aço é um dos materiais mais recicláveis do mundo, podendo ser 100% reutilizado, sem perdas. Ciente disso, a SINOBRAS – Siderúrgica Norte Brasil S.A., empresa do Grupo Aço Cearense e primeira siderúrgica integrada das regiões Norte e Nordeste do Brasil, é atualmente a maior recicladora do Norte e do Nordeste brasileiro, produzindo aço com 70% de sucata e 30% de ferro-gusa líquido. A SINOBRAS recicla 300.000 toneladas de sucata ferrosa por ano com a produção de 380 mil toneladas de aço. Essa sucata vem de diversas regiões do Brasil, especialmente da região Norte, apoiando uma cadeia local de pequenos, médios e grandes fornecedores, que movimenta o mercado desde a coleta do material até a produção siderúrgica.
A sucata ferrosa foi um dos materiais pioneiros na reciclagem e hoje é um dos principais insumos utilizados nas usinas siderúrgicas, como na SINOBRAS, que emprega atualmente 1.300 pessoas diretamente, gerando 16.700 empregos indiretos, sendo desses milhares somente ligados à reciclagem e reaproveitamento de sucata, colaborando com o fluxo econômico e a geração de renda da região.
Com isso, reciclagem traz muitas vantagens econômicas, sociais e ambientais. “Podemos citar a economia de recursos naturais não renováveis e a redução de emissão de gases de efeito estufa. Esse processo de reciclagem também promove a economia circular e gera milhares de empregos, fomentando uma nova e importante cadeia econômica, reduzindo o custo de diversos processos de produção”, explica Sérgio Luiz Ferreira, gerente de Metálicos da SINOBRAS.
Fonte: Assessoria de imprensa camilagrangeiro@ad2m.com.br