Passamos por um momento diferenciado em nosso país. De um lado, temos uma situação de crescimento, com quase todos os indicadores e projeções apontando para uma retomada com consistência da economia, estamos vislumbrando o PIB próximo de 5%, e todo mês, as entidades empresariais apresentam balanços com crescimento das suas atividades, mas de outro lado vários acontecimentos que nos deixam no mínimo preocupados com relação ao futuro de nosso país.

Temos uma pedra no sapato que se chama política. A instabilidade nessa área no Brasil, encontra-se muito além daquilo que uma pessoa comum de bem e razoavelmente antenada poderia chamar de normal. Há uma clara dissociação dos Poderes e aqueles que deveriam ser “os exemplos” para toda a nação nos envergonham a cada dia. Com esse quadro político, já se faz notar o crescimento de inflação, das taxas de juros, câmbio instável e insegurança para se projetar o futuro, sem contar ainda o eterno adiamento das reformas que tanto necessitamos para deslanchar.

Como explicar e conviver com tudo que está nos acontecendo? Fomos procurar a palavra de um especialista que dispensa qualquer tipo de comentário, porque adquiriu por méritos próprios a condição de uma pessoa acima de qualquer suspeita, e um dos maiores guardiões de nossa Constituição e de nossos direitos. E ele nos assusta quando diz:

Tenho receio de que a liberdade de expressão está sendo amordaçada neste país”.

Assim, eu os convido a lerem e relerem a entrevista do Dr. Ives Gandra da Silva Martins, que, mais uma vez, de forma cordial e gentil, atendeu à nossa reportagem e se prontificou a nos dar mais uma aula, que absorvemos com toda a gratidão.

Além dele buscamos outro especialista, professor especializado em finanças e economia, que nos alerta sobre os perigos do crescimento da inflação e a fuga do controle, uma vez que ao nos afastarmos do meio da meta estabelecida para este ano, já se compromete o desempenho dos próximos exercícios. Tudo bem que estamos em um ano de retomada, mas esse “Dragão da Inflação”, que já foi nosso vizinho, deixando péssimas recordações, pode nos causar alguns transtornos difíceis de serem superados.

Em outra matéria apresentamos o resultado muito otimista da pesquisa sobre projeções e planejamento das empresas, elaborada pela International Business Report (IBR) da Grant Thornton, uma consultoria internacional, presente em mais de 140 países ao redor do mundo que a realizou entrevistando mais de 5.000 empresários de vários países, entre os quais o Brasil.

E não para por aí. Na área de indústria, temos um artigo que nos foi encaminhado pela Red Bud Industries, uma de nossas parceiras, sobre o sucesso de uma empresa de processamento de aço que fica do outro lado do mundo, mais precisamente na Eslováquia.

Falamos de planejamento, de estatísticas, de novos produtos e tudo que você precisa saber para estar bem informado sobre a atividade.

Contamos com sua presença entre nossos leitores e com suas opiniões, comentários e sugestões em nossos canais.

Uma boa leitura.

Henrique Isliker Patria