Apresentamos aqui a história real (case) de uma empresa que foi criada com objetivo de tonar-se uma processadora de bobinas. Ela está estabelecida na cidade de Kosice que é a segunda maior cidade da Eslováquia.
Red Bud Industries*
Fundada em janeiro de 1998, em Kosice, a segunda maior cidade da Eslováquia, a Valcovna Profilov foi criada e montada com um único propósito: ser uma processadora de bobinas para atender indústrias na região e fornecer a melhor qualidade e competência no processamento de bobinas, visando assim atender as demandas por produtos de ótima qualidade. A recém-criada empresa entendeu logo de início que este objetivo não seria fácil. A Valcovna Profilov só conseguiria atingir e manter essa meta se fornecesse serviços inigualáveis e utilizasse os mais avançados equipamentos e tecnologias no processamento de bobinas do mundo.
Isto porque ao longo dos anos, os requisitos de qualidade mudaram e se estreitaram. Tolerâncias que outrora eram aceitáveis deram lugar a padrões mais exatos. Clientes passaram a exigir que materiais permanecessem planos durante todos os processos subsequentes. Os equipamentos e a tecnologia mundiais disponíveis já não estavam oferecendo a qualidade requerida. A equipe da Valcovna Profilov partiu em uma busca mundial para encontrar o equipamento e a tecnologia que pudesse atender a uma rigorosa exigência específica: produzir chapas de alta qualidade com planicidade imbatível. Em outras palavras, a empresa queria produzir material que fosse plano e permanecesse plano ao longo de todos os processos de utilização. Além disso, o novo equipamento tinha que ser robusto, confiável e deveria manter níveis de alto desempenho, já que a Valcovna é uma usina de aço.
A busca atravessou a Europa e os Estados Unidos. A Valcovna analisou diversas empresas fabricantes de equipamentos de processamento, bem como seus métodos de processamento, juntamente com as tecnologias utilizadas para nivelar os materiais. Embora os equipamentos analisados atendessem a maioria dos objetivos, a exigência de planicidade imbatível não era totalmente satisfeita. Ou melhor, até que representantes da empresa seguiram para o Meio-Oeste dos Estados Unidos e se reuniram com a Red Bud Industries.
Essa empresa familiar, localizada em Red Bud, Illinois, no centro dos Estados Unidos, é uma fornecedora mundial de equipamentos de processamento de Bobinas e é pioneira no desenvolvimento de um sistema de nivelamento único chamado “Nivelamento por Estiramento”. Esse sistema funciona de maneira bem diferente comparado às outras formas de nivelamento, tais como por rolos niveladores. E o produto final também é bem diferente do tradicional: o material nivelado por estiramento fica plano e permanece plano durante toda a sua utilização.
Nivelamento tem a ver com alongamento. A diferença entre os tipos de nivelamento resume-se a como se chega ao alongamento do material e o quanto da sua seção transversal é estirada. Os rolos niveladores alongam o material ao dobrá-lo várias vezes em uma série de rolos de trabalho. Conforme o material é dobrado, sobre o raio de rolos de trabalho, a superfície externa é estirada além do ponto de elasticidade. Contudo, conforme o processo se aproxima do centro da espessura da tira, encontrará cada vez menos alongamento até que o material não é mais alongado de modo suficiente. Essa área é chamada de zona neutra e é onde não mais ocorre o nivelamento.
Além disso, os rolos são apoiados por uma série de rolamentos de apoio localizados por toda a largura da máquina. Cada apoio é ajustado de modo independente, com base na forma da tira que está sendo processada. O ajustamento vertical de um apoio fará com que o material, naquela área ou zona, percorra um caminho mais longo na máquina. Ao ajustar cada um de modo independente fará o material estirar em algumas áreas de maneira moderada, mas não em todas. O objetivo é fazer com que as partes mais curtas da tira fiquem mais longas fazendo com que as bordas longas (ondas de borda ou crossbow) livrem-se da tensão e permaneçam planas. Embora isso possa produzir uma chapa visualmente plana, não há como saber se alguma parte da tira foi estirada um pouco mais ou um pouco menos ou que tenha exatamente o mesmo comprimento. Como resultado, o material pode parecer plano, contudo, partes da tira ficam, com frequência, tensionadas pelo material circundante que não permitem a liberação do estresse. Isso se chama tensão interna. E, como consequência, ocorre um cabo de guerra interno dentro do material, e se o material for cortado em operações subsequentes, as partes das tiras que ficaram em posição (e planas) com frequência relaxam e não mais permanecerão planas.
Após suas análises a Valcovna Profilov escolheu a Niveladora Estiradora da Linha de Processamento de Bobinas da Red Bud Industries. Este avançado sistema de nivelamento é composto por duas grandes estruturas, cada uma com braçadeiras de fixação na largura total. Quando acionadas, as braçadeiras seguram o material à medida que os cilindros hidráulicos empurram a estrutura. Isso alonga toda a seção da tira (na espessura e na largura) e faz o material ultrapassar o ponto de elasticidade e, mais importante, o material permanece alongado de maneira que todas as partes da tira tenham a mesma largura. O resultado é um material plano que permanece plano.
“Estávamos buscando um parceiro para um equipamento que oferecesse tecnologia de alta qualidade que também pudesse atender às elevadas demandas de produtividade dos nossos clientes”, diz Vladimir Sumec da Valcovna Profilov. “Nós encontramos tudo isso na Red Bud Industries. O equipamento superou todas as nossas expectativas”.
*Divisão Técnica da Red Bud Industries. https://www.redbudindustries.com/
In Brazil: VPE – Carlos Mader – vpe.carlos@gmail.com