Aço Verde do Brasil é certificada como usina siderúrgica carbono neutro
A Aço Verde do Brasil (AVB), empresa do Grupo Ferroeste localizada no Maranhão, foi certificada como uma siderúrgica carbono neutro. A certificação foi emitida em 2020 pela Société Génerale de Surveillance, uma empresa especializada em verificações de inventário de emissões de gases causadores de efeito estufa. O trabalho seguiu as metodologias internacionalmente reconhecidas pela World Steel Association, o Programa brasileiro GHG – mantido pela FGV; que detém um banco de dados das informações da indústria brasileira.
Para alcançar essa certificação, a AVB adotou uma série de medidas. Dentre eles, a escolha pela rota de produção integrada à base de carvão vegetal reflorestado, principal matéria-prima empregada nos altos-fornos e que possui emissão zero de carbono. Também foram implementadas várias tecnologias, como o reuso dos gases de processo, para eliminar a utilização de combustíveis fósseis e a reutilização dos resíduos sólidos, garantindo um produto de aço sustentável e com emissão de carbono neutro.
Além disso, a AVB desenvolve uma série de projetos de longo prazo. Entre eles, a iniciativa de produzir carvão vegetal utilizando um novo tipo de forno industrial, de patente e engenharia próprias, que vai dobrar os rendimentos de carvão em relação aos processos tradicionais, reduzindo drasticamente a emissão de CO2.
“Essa conquista foi fruto de muito trabalho e planejamento durante toda a fase de engenharia da usina de aços longos, quando se vislumbrou, há mais de dez anos, a importância do tema da sustentabilidade para os nossos produtos”, afirma o diretor presidente da AVB, Ricardo Nascimento.
Fonte: http://www.lvba.com.br Assessoria de imprensa