Segundo dados constantes do Boletim “Indicadores Econômicos” da Confederação Nacional da Industria – CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 1,8 ponto em novembro de 2021, de 57,8 pontos para 56 pontos. O índice acumula recuo de 7,2 pontos nos últimos três meses mas mesmo assim ele permanece acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários industriais seguem confiantes. Contudo, a tendência de queda do último trimestre mostra que a confiança se tornou mais fraca e menos disseminada.

Em uma análise mais detalhada, o boletim informa que todos os componentes do Índice de Confiança do Empresário Industrial recuaram em novembro de 2021. O Índice de Condições Atuais caiu 1,8 ponto e ficou em 49,7 pontos. Ao cair abaixo da linha divisória de 50 pontos, o índice demonstra a transição de uma percepção positiva para uma percepção negativa das condições atuais na comparação com os últimos seis meses, na avaliação dos empresários.

A deterioração vem principalmente do componente que se refere às condições atuais da economia brasileira, que caiu 3,1 pontos em novembro, acumulando recuo de 11,9 pontos nos últimos três meses. O Índice de Expectativas também caiu 1,8 ponto, ficando em 59,1 pontos. Como o índice se mantém acima de 50 pontos, a queda revela um otimismo mais moderado para os próximos seis meses das empresas e da economia brasileira