A despeito de algumas pessoas continuarem negando nosso desenvolvimento – e creio que até torcendo para o catastrofismo –, estamos entregando mais uma edição da revista Siderurgia Brasil na qual, em muitas matérias, mostramos que os números apontam na direção contrária disso, indicando um futuro muito promissor.

Queremos convidá-los a lerem com muita atenção nossa edição deste mês. Em um papo muito aberto, conversamos com Claudio e Maicon Flor, dirigentes da principal empresa brasileira fornecedora de máquinas para processamento de produtos siderúrgicos e metais em geral, que nos confirmaram que ela está com sua capacidade de produção de novos equipamentos totalmente tomada até o meio do ano de 2022. E, ainda, que o mesmo acontece com sua carteira de exportações, atestando, mais uma vez, a aceitação, a capacidade e a qualidade das máquinas de fabricação nacional.

Em outra matéria, mostramos alguns resultados e o protagonismo que o Brasil teve na COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. É um tema do momento e muito delicado. Cabe aqui uma nota, pois no outro veículo que mantemos, a revista AgriMotor, apresentamos uma matéria mostrando que o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os 15 países que detêm potencial para estocar carbono orgânico em nível global: nosso país possui 5% do estoque das reservas mundiais, atestando a pujança de nossas riquezas atuais. E essas descobertas foram feitas e mapeadas integralmente por um trabalho extremamente minucioso desenvolvido pela Embrapa.

Veja também nas páginas desta edição um novo artigo técnico no qual abordamos o processo de zincagem de aço, pelo “Método da Batelada”. E na seção “Gestão”, o artigo sobre a arte de tomar decisões. Sim, é algo que parece simples, mas lendo o texto, vocês perceberão que não é bem assim.

Na área de estatísticas, vamos perceber que setores de máquinas, de produção de aço, dos distribuidores de aço e, ainda, da indústria automobilística, apresentaram, de maneira geral, números positivos, o que nos permite prever que todos os resultados deste ano serão muito positivos.

Queremos aproveitar este espaço para convidar nossos leitores para que na próxima oportunidade em que visitarem o Portal da Revista Siderurgia Brasil, confiram, nos locais específicos, todas as projeções que fizemos para 2022. Ali estão preliminarmente estabelecidas as pautas de todas as edições do próximo ano, o que facilitará a seleção das edições que vocês desejem participar, já que esperamos continuar contando com a presença de todos nossos anunciantes que há mais de 20 anos elegeram nossa publicação como mais lida e mais visitada e a melhor opção de publicidade da siderurgia brasileira.

Agradecemos essa extraordinária posição alcançada, e continuamos à disposição para receber seus comentários, sugestões, críticas e elogios também, é claro!

Boa leitura!
Henrique Patria
Editor Responsável – henrique@grips.com.br