Todo o final de ano reencontramos dois tipos de personagens em nossas vidas. Os catastrofistas, cuja visão é cinza por natureza – o que não os permite ver nada de belo na vida –, estendendo-a a seus negócios, às suas famílias e às suas vidas. Para elas, como sempre, o ano foi péssimo, repleto de problemas. E há também aquelas pessoas, no meu entender, mais “normais”, que são as que, como todo mundo, passaram pelos altos e baixos do ano, mas se mantêm firmes em sua meta de sempre crescer e aproveitar as oportunidades para evoluir na vida, assim como Deus determinou quando nos colocou neste mundo.
Embora respeitando a opinião daquelas que enxergaram 2021 pela óptica do degradê dos tons acinzentados, vamos falar aqui daquelas que integram esse segundo e mais importante grupo ao qual nos referimos, e que optaram por imprimir cores fortes ao seu balanço anual, evidentemente integrando essa matizes vivas à condução de seus negócios no ano que agora se encerra.
Em 2021, a siderurgia brasileira foi bem em todos os seus setores de atuação. A mineração expandiu seus horizontes, e colocou – e continua colocando – milhões de toneladas de minério de ferro em todas as partes do mundo onde se fabrica aço, por preços muito generosos, como há muito não se via. Por sua vez as usinas siderúrgicas apresentaram um crescimento na produção em índices que equivalem a três vezes o crescimento do PIB brasileiro.
Os distribuidores, processadores e revendedores tiveram um primeiro semestre excepcional, passando por algumas dificuldades no segundo, por conta da intensificação da dinâmica de importações. Porém, trabalharam com preços excelentes durante todo o ano. E agora, olhando para frente com otimismo, fazem projeções de que as boas oportunidades irão continuar.
Segundo o mais recente boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), houve crescimento de 8,6% no acumulado do ano no Consumo Aparente de Bens Industriais, enquanto a produção industrial acumulada até outubro registrou evolução de 5,7%. Trocando em miúdos, tais cifras indicam que a produção industrial, somada às importações, não está conseguindo atender integralmente à demanda dos clientes, que deverá continuar aquecida, e precisará ser preenchida por uma maior produção.
A seu turno, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de divulgar a boa notícia de que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou em 23 dos 29 setores da Indústria analisados em dezembro de 2021. E isso quer dizer que, agora, todos os segmentos industriais analisados pela pesquisa demonstram alto índice de confiança nos seus negócios em 2022.
Acompanhando toda essa movimentação, nós, da Revista e Portal Siderurgia Brasil, preparamos esta edição de dezembro super especial, na qual você vai encontrar nossa “Retrospectiva do Ano de 2021”, na qual destacamos os principais acontecimentos que impactaram nossa atividade ao longo dos últimos 12 meses. E se algum dos assuntos que abordamos passou despercebido, você terá facilmente a oportunidade de encontrá-lo e acessá-lo com apenas alguns cliques no acervo completo das edições do ano da Revista que está em nosso Portal: essa é uma das maravilhas das publicações digitais.
Vale lembrar aqui que o mês de dezembro foi também marcado pelas comemorações muito especiais registradas em duas reportagens exclusivas nesta edição: o aniversário de 100 anos de atividades da Belgo Mineira – hoje ArcelorMittal Aços Longos –, que teve e continua exercendo papel fundamental no cenário da siderurgia nacional; e, ainda, o não menos importante marco de 50 anos de fundação da Tuper, famosa e importante indústria de tubos de aço, localizada em Santa Catarina, empresa cuja lição de ousadia e de empreendedorismo incontestável a posiciona entre as maiores transformadoras de aço do Brasil e da América Latina. Complementarmente, confira também em nossas páginas a atualização dos números e estatísticas de produção de aço no Brasil e no mundo, da distribuição e revenda de aços planos, e, ainda, aqueles da indústria automotiva nacional.
Para finalizar, fazemos questão de agradecer, novamente, todo o carinho e prestígio que cada um de nossos leitores e internautas dedicaram ao nosso trabalho no ano que agora se encerra. É para manter viva e constante nossa presença em seu dia a dia que nos esforçamos sempre e cada vez mais para atingir a excelência em todas as nossas publicações e canais digitais.
Queremos desejar a você Boas Festas, e registrar nossos votos de que 2022 seja um ano de grandes conquistas e muitas realizações para todos nós.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Henrique Patria
Editor Responsável – henrique@grips.com.br