Hoje os países árabes representam o terceiro destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

De acordo com a Cdial Halal, a expectativa é de que, até 2024, o mercado halal movimente em torno de US$ 3,2 trilhões em todo o mundo. Esse cenário positivo é comprovado pelos dados divulgados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), que mostram um valor consolidado de mais de US$ 12 bilhões em exportações para países árabes entre janeiro e novembro de 2021.

Esse segmento em expansão tende também a potencializar a presença dos produtos brasileiros nesses países. Os dados divulgados pela CCAB mostram que nos onze meses de 2021 as exportações para esses destinos somaram US$ 12 bilhões e, nesse período, aumentaram 25,3%. Entre os principais países de origem árabe que compraram do Brasil estão: Emirados Árabes Unidos (1º), Arábia Saudita (2º) e Bahrein (3º). Entre os principais produtos exportados para essas localidades estão o minério de ferro, açúcar e carne de frango que, juntos, entre janeiro e novembro de 2021, tiveram uma receita de mais de US$ 8 bilhões.

A pandemia, segundo o gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine, foi um dos motivadores que impactaram positivamente nas exportações de produtos halal. “Especialmente nesse período, o mundo passou a buscar ainda mais a segurança, rastreabilidade e saudabilidade dos alimentos e a certificação halal preenche esses requisitos, sendo critério cada vez mais procurado em todo o mundo”.

Fonte: assessoriadeimprensa@lncomunicacao.com.br