Sistema de detecção de fadiga aumenta segurança na Mineração Usiminas
Em um ano de uso, medido desde o início da utilização do sistema – em agosto de 2020, até agosto de 2021 – tem sido aplicada com sucesso nas operações da Mineração Usiminas, em suas minas localizadas na região de Itatiaiuçu, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte (MG), a mais respeitada e avançada tecnologia de detecção de fadiga do mundo. Nesse período foi monitorado o número recorde de 80 mil horas, e não houve registro de acidentes causados por sono e fadiga entre os 114 motoristas que operam caminhões fora de estrada.
O sistema de monitoramento foi desenvolvido pela Optalert, empresa australiana, criadora da Epworth Sleepiness Scale (ESS), Escala do Sono, que se tornou referência entre pesquisadores e utilizado inclusive, pela Agência Espacial Americana (NASA). A tecnologia tem como objetivo principal detectar os sinais iniciais de sonolência e cansaço em motoristas, por meio de óculos equipado com um sensor e dois receptores, que são conectados a um tablet por cabo, ou via Bluetooth, interligados por wifi ao Centro de Controle Integrado da empresa.
Segundo os dados apresentados pelo sistema implantado na Mineração Usiminas, durante o período avaliado, registrou-se uma redução de 72% na frequência de alertas de sonolência gerados por operadores de caminhões fora de estrada. De acordo com Adilson de Paula, gerente de Operação de Mina da Mineração Usiminas, o grande diferencial do sistema da Optalert é propiciar um monitoramento preventivo. “A segurança das pessoas é o nosso principal valor e uma prioridade nas nossas operações. Investir na proteção das nossas equipes é fundamental dentro da nossa gestão. Demos preferência à tecnologia australiana devido a capacidade preditiva, de alertar antes que um possível acidente ocorra. Nos primeiros sinais de sono do motorista, as câmeras já identificam e o sistema sinaliza, contribuindo para a prevenção de ocorrências e segurança dos operadores”, justifica Adilson.
Fonte: Rogério Santana rogerio.santana@lvba.com.br – Assessoria Usiminas