Este artigo foi originalmente escrito para auxiliar jovens com expectativa do primeiro emprego. Entretanto as informações são valiosas e simples e se encaixam em todas as demandas deste campo.
ONG: Instituto Ser+ *
Recalcular a rota, traçar novas estratégias e novos caminhos são práticas comuns a serem adotadas nos últimos dias que antecedem a chegada de um novo ano, especialmente para os jovens. O fim do Ensino Médio, a tão sonhada formatura, a escolha da profissão e a expectativa para o primeiro emprego ou a primeira oportunidade de estágio são considerações que ocupam a mente da juventude. Dentro disso, vem o anseio por um futuro de sucesso.
“Eles sempre estão ansiosos pelos próximos passos, afinal, é o futuro deles que está em jogo. A urgência por algo concreto e se deparar com a realidade sobre o número de desempregados, por exemplo, causa insegurança, especialmente para os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Mas, o que todos precisam compreender é que mesmo sendo jovens, eles são capazes de assumir o protagonismo da própria vida”, explica Wandreza Bayona, diretora executiva do Instituto Ser+, especialista em capacitação profissional de jovens em vulnerabilidade social.
A desigualdade na educação brasileira e, consequentemente, na concorrência acirrada para boas oportunidades no mercado de trabalho é um desafio histórico, sobretudo no cenário da pandemia. Segundo levantamento do Banco Mundial, desde março de 2020, cerca de 1,5 bilhão de estudantes ficaram fora das escolas. Além desse impacto, o número de jovens sem emprego corresponde a 29,8%, seis pontos acima de 2019, segundo dados da PNAD Contínua, publicados em março de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para Wandreza, os principais desafios que impedem o início de uma colocação profissional são a falta de qualificação e de experiência desses jovens. Por este motivo, a especialista elencou cinco dicas que podem auxiliá-los a estarem prontos para decolagens promissoras:
1. Acalme-se
A especialista explica que a ansiedade é a pior companheira. Ela paralisa e não permite que você saia da condição atual, porque teme o futuro. Por isso, o primeiro passo para um 2022 de sucesso é equilibrar as emoções. Para Wandreza, é necessário ter a noção do todo e viver detalhadamente as porções diárias, afinal, cada etapa tem um tempo de aprendizado, maturação e construção. O objetivo final vai ser logrado, desde que os desafios menores sejam alcançados. Portanto, celebre cada pequena conquista.
2. Coloque o plano no papel e desenhe a estratégia
Como mencionado acima, é preciso ter a noção do todo. Segundo a especialista, um exercício pode ajudar: “desenhe uma linha do tempo e coloque, bem destacado, seu objetivo no final dela. Depois, no início da sua linha, descreva a sua posição atual. A lacuna entre um ponto e outro é o que você vai nomear como estratégia. Quais são os pequenos passos que você precisará dar para alcançar seu objetivo em 2022? Coloque todos os pontos, na ordem dos mais fáceis de serem alcançados ao mais desafiadores e estipule um prazo para cada um deles”.
3. Aperte o play
Chegou o momento de dar o primeiro passo, então comemore esse dia tão especial. Muitas vezes você não vai enxergar a condição perfeita para iniciar, por isso, a dica é começar mesmo assim e ter como propósito o ajuste ao longo do caminho. Ainda que você não se sinta preparado, esse preparo só vem com a prática. Fique atento às notícias nos jornais, siga perfis de organizações que oferecem cursos de capacitação profissional, muitos são gratuitos. Wandreza reforça: “se inscreva, aprimore seus talentos e aprenda novas funções. Isso vai te ajudar a pleitear aquela vaga que você sonha há tempos”.
4. Autoconhecimento
Tomar uma decisão de carreira envolve muitas questões e, uma delas, pode ser a expectativa dos familiares, amigos ou outras pessoas que fazem parte do convívio diário. Para Wandreza, durante todo esse processo, é muito importante que o jovem reforce seu autoconhecimento e foque naquilo que ele realmente quer. “É preciso conhecer a própria história, enxergar os pontos fortes e os que precisam ser aprimorados. O sonho pode parecer algo muito distante, por isso, pratique a autoconfiança e vá, pouco a pouco, realizando as tarefas para chegar onde deseja”, conta.
5. Faça um perfil no LinkedIn
Para a especialista, é essencial que quem almeja conquistar uma carreira promissora esteja conectado ao mercado de trabalho, mesmo sem estar ativo em alguma função. É por meio do LinkedIn que jovens profissionais ou veteranos têm a possibilidade de se aproximar dos profissionais e empresas. Ali, é possível conversar, sondar a rotina daquela profissão e até mesmo ficar atento às possibilidades de vagas em aberto.
Além das conexões, não esqueça de alimentar seu perfil com suas qualidades e experiências, mesmo que ainda não sejam passagens profissionais. Coloque em prática os pontos fortes que descobriu de si mesmo, no seu processo de autoconhecimento. Evidencie também as aptidões que você é solicitado pelas pessoas ao seu redor, certamente é seu diferencial, aprenda a usá-lo ao seu favor.
Instituto Ser+ *
O Instituto Ser+ é uma organização sem fins lucrativos que desde 2014 tem como propósito desenvolver o potencial de jovens. Contribui com a formação integral e o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens, para que possam ser protagonistas de suas trajetórias.
Com metodologia própria e avalizada pela Fundação Banco do Brasil, o Ser+ é um certificador do Ministério do Trabalho para a Lei de Aprendizagem e está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. Mais de 14.800 jovens já foram capacitados pelo Instituto e 75% desses ingressaram no mercado de trabalho. O Ser+ desenvolve, ainda, consultorias e programas de capacitação customizados, que podem explorar o contexto de Diversidade de forma plural no ambiente corporativo.
Para conhecer mais a respeito do Instituto Ser+ ou estar a par das vagas em aberto para cursos de capacitação profissional e mentorias gratuitas, acesse o site: https://sermais.org.br