A Usiminas informa que, em abril, seu atual presidente Sergio Leite, no cargo desde 2016, passará a ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração da Usiminas a partir da Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 28 de abril. Já a partir de 19 de maio, a posição hoje ocupada por ele ficará a cargo do Alberto Ono, atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores. A nova Diretoria Estatutária também tomará posse no dia 19 de maio. Por uma disposição do Estatuto da Usiminas, até que Sergio Leite deixe a posição de Diretor-Presidente, para ocupar sua nova função o Conselheiro Elias Brito exercerá temporariamente o cargo de Presidente do Conselho de Administração. O comunicado ao Mercado foi divulgado no dia 28 de março.
Sergio Leite tem uma trajetória de 45 anos na Usiminas e liderou o processo de revitalização da empresa e a retomada de resultados recordes que vêm sendo apresentados ao mercado. “Sinto-me extremamente honrado por ter contribuído, por mais de quatro décadas consecutivas, para o desenvolvimento da Usiminas. Tive a oportunidade de ocupar 13 posições na empresa e aprender com cada um com quem convivi ao longo desse período. E, na Usiminas, tive a oportunidade de consolidar esse relacionamento com os colaboradores e colaboradoras, nossas comunidades, clientes, acionistas e tantos outros públicos que nos ajudam a construir a perenidade da empresa”, afirma Leite.
Já Alberto Ono, engenheiro metalúrgico pela Universidade de São Paulo (USP), atua na companhia desde 2009 e atualmente é o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores. “Tenho a satisfação de já fazer parte da empresa há 13 anos, sendo os últimos quatro na Diretoria Estatutária, participando de importantes decisões da companhia. Vamos dar continuidade ao trabalho de sucesso, realizado até então sob a liderança do Sergio Leite. Temos inúmeros desafios a superar no ambiente interno e no cenário externo. E tenho plena confiança na capacidade da equipe Usiminas para vencer todos eles”, destacou Ono.
O acordo de acionistas assinado em abril de 2018 entre os sócios majoritários Nippon Steel, Ternium e Previdência Usiminas prevê, entre outros pontos, a alternância da indicação do CEO, dos membros da diretoria executiva e do presidente do Conselho de Administração pelos controladores da companhia. A Usiminas ressalta que as indicações acima referidas ainda estão sujeitas à aprovação pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Administração, conforme o caso.
Fonte: Assessoria de Imprensa Usiminas