Mineração Usiminas completa descaracterização da Barragem Central
Com certificado emitido dia 17 de maio, após vistoria de representantes do órgão ambiental, realizada dia 16, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) oficializou a descaracterização da última estrutura de disposição de rejeitos construída a montante na Mineração Usiminas: a Barragem Central.
A visita da Feam foi o último passo para a Barragem Central ser declarada extinta. Ainda em março, a Agência Nacional de Mineração (ANM) retirou a estrutura de seu cadastro após vistoriar a área onde ela ficava e conhecer as obras realizadas pela companhia com o objetivo de descaracterizá-la. O processo para descaracterizar a Barragem Central foi iniciado em 2014, quando a Mineração Usiminas começou a lavra dos materiais depositados na estrutura, com reaproveitamento a partir do beneficiamento na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Flotação. Com a conclusão da descaracterização das barragens, a Mineração Usiminas cumpre mais uma das suas metas ESG (Ambiental, Social e Governança).
“Esse é um momento importante para nós, pois atuamos continuamente para tornar as operações cada vez mais seguras e sustentáveis. Estamos muito orgulhos com o resultado desse trabalho, possibilitado pelo comprometimento e dedicação de nossos times”, afirma o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.
Fonte: Andréa Guimarães
Relações com a Mídia Usiminas – LVBA Comunicação