Exportações de sucata ferrosa fecharam em alta no semestre

por | 12/07/2022 | Destaque |


Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, no primeiro semestre as vendas externas de sucata somaram 231.498 toneladas, um aumento de 28% em relação às 180.695 toneladas em janeiro a junho de 2021. Entretanto, em junho atingiram apenas 12.830 toneladas, uma queda de 72% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando alcançaram 45.641 toneladas.

A retração nas exportações se deve, segundo o Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), entidade que representa os mais de 5,6 mil processadores de recicláveis, a uma oferta maior do insumo no exterior, o que reduziu a demanda pela sucata brasileira. As empresas de sucata ferrosa tradicionalmente comercializam no mercado interno mais de 90% do volume, só vendendo externamente o excedente não consumido no Brasil, para garantir a sobrevivência do setor em momentos de baixa na demanda local.

Além da maior disponibilidade externa, no Brasil, após um período de valores artificialmente altos no país, desde junho há um corte de preços pagos pelas usinas siderúrgicas. “Em abril e maio, os valores estavam fora da realidade e agora estão de adequando a um novo cenário”, diz o presidente do Inesfa, Clineu Alvarenga.

Fonte: Jose Mauro Arbex Assessoria de imprensa- Inesfa