Usiminas divulga Ebitda Ajustado do 2º trimestre
Com um Ebitda Ajustado Consolidado de R$ 1,9 bilhão, contra R$ 1,6 bi no trimestre anterior (1T22), a Usiminas, líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina, anunciou dia 29/07 os resultados do segundo trimestre de 2022, registrando uma alta de 23,7%. no período. Já margem Ebitda Ajustado Consolidado ficou em 22,6% no 2T22, frente aos 19,9% do 1T22. No segundo trimestre, destaque ainda para as vendas totais de aço de 1,1 milhão de toneladas, sendo 87% destinadas ao mercado interno e 13% às exportações, ante 76% e 24% nos três primeiros meses do ano. Em função de perdas cambiais registradas no fechamento do trimestre, o lucro líquido ficou em R$ 1,1 bilhão, 16,1% inferior ao do 1T22. As perdas cambiais foram parcialmente compensadas pelo melhor resultado operacional.
O Caixa e Equivalente de Caixa da companhia consolidado em 30 de junho de 2022 ficou em R$ 5,6 bilhões, inferior em 15,3% na comparação com 31 de março de 22, quando registrou R$ 6,6 bilhões. Com relação à dívida bruta consolidada em 30 de junho de 2022, de R$ 6,1 bilhões, foi registrada alta de 8,9% em relação ao trimestre anterior.
Na Siderurgia, o Ebitda Ajustado dessa unidade de negócio alcançou R$ 1,5 bilhão no período (2T22), ante R$ 1 bilhão no primeiro tri (1T22), uma alta de 43,8%. A margem Ebitda Ajustado foi de 18,8% (14,6% no 1T22). Na Mineração Usiminas, o volume de produção no último trimestre (2T22) atingiu 2,3 milhões de toneladas, um aumento de 35,3% quando comparado aos números do primeiro trimestre (1T22). Já na Soluções Usiminas, empresa que atua no mercado de distribuição de aço, serviços, fabricação e venda de tubos de pequeno diâmetro, a receita líquida, de R$ 2,4 bilhões, teve alta de 13,1% em relação ao trimestre anterior (1T22). O Ebitda Ajustado da unidade ficou em R$ 269 milhões no segundo trimestre, 301,4% superior ao dos três primeiros meses de 2022. A margem Ebitda Ajustado foi de 11,1% no período (2T22), contra 3,1% no primeiro trimestre.
“Sempre com foco no atendimento ao mercado interno, a Usiminas apresentou uma evolução de 9% nas vendas realizadas no país, com uma melhoria no nosso mix de produtos, e Ebitda em alta tanto na Siderurgia, quanto na Mineração Usiminas e na Soluções Usiminas”, afirma o presidente da Usiminas, Alberto Ono.
Fonte: Relações com a Mídia Usiminas – LVBA Comunicação