Conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, as exportações de sucata ferrosa, insumo usado na composição de aço pelas usinas siderúrgicas, tiveram em agosto deste ano recuperação em relação a julho, atingindo 30.864 toneladas, contra apenas 5.614 tonelada em julhos. Entretanto, se comparadas a agosto de 2021, quando atingiram 47.012 toneladas, as vendas externas tiveram uma queda de 34,3%. De janeiro a agosto, as exportações estão praticamente empatadas, com um total de 267.978 toneladas no período neste ano e 272.789 toneladas nos oito meses de 2021.

De acordo com S&P Global Platts, agência americana especializada em fornecer preços-referência e benchmarks para os mercados de commodities, o mercado brasileiro de sucata ferrosa “atravessou a última semana de agosto praticamente travado, com poucos negócios em andamento e numa perspectiva variada sobre as tendências de preços para as próximas semanas”.

Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), entidade que representa os mais de 5,6 mil processadores de recicláveis de ferro aço entre outros setores que reinserem insumos na cadeia produtiva, houve reação em agosto ante julho, “mesmo com o quadro de dificuldades no exterior, em função da guerra na Ucrânia, paralisação de portos e aumentos dos fretes”. O Inesfa, conforme Alvarenga também  espera que o Congresso conceda a isenção do PIS e Cofins na venda de insumos recicláveis à indústria de transformação.

Fonte: Mauro.arbex@letrasefatos.com.br – Assessoria de imprensa