Os sistemas de pontes rolantes automatizadas e os sistemas de linhas de embalagem também automatizadas reduzem os custos e aumentam o ganho de produtividade.
Red Bud Industries*
Na busca constante por meios de cortar custos, muitos centros de serviço estão descobrindo a automação. Quando o tema da automação é levantado, logo pensamos em máquinas utilizadas para a produção tais como, slitters, linhas de corte longitudinal e/ou lasers. Hoje em dia, essa ideia vem sendo bastante ampliada para englobar também o manuseio de materiais, tanto na chegada quanto na saída, bem como a ocupação de espaços.
Além de reduzir o número de funcionários e, como consequência, os custos de mão de obra direta, ao automatizar o manuseio de materiais também se reduz, de modo significativo, o impacto ambiental das construções. Mesmo que o preço da automação possa impactar os custos de implantação, a redução no tamanho da instalação sempre superará em muitas vezes esta despesa. Com o tempo, a redução nos custos de mão de obra direta certamente também irá superar em muito o investimento feito. A automação ainda reduz erros e traz mais segurança ao ambiente de trabalho, o que libera funcionários que poderão ser mais produtivos em outras áreas.
Pontes rolantes automatizadas
Embora os sistemas automatizados de armazenamento e recuperação de bobinas já existam há algum tempo, só agora estão conquistando popularidade entre os centros de serviço. Esses sistemas são capazes de armazenar bobinas de modo muito mais compacto, permitindo que o mesmo peso seja armazenado em uma área muito menor. Em muitos casos, o espaço necessário pode ser reduzido em até 50% ou mais. As pontes rolantes automatizadas operam em áreas limitadas e específicas, de modo que oferecem um nível de segurança inigualável se comparado ao de pontes rolantes tradicionais. Essas pontes também podem funcionar em modo manual e operar como uma ponte rolante tradicional. O operador ainda precisa retirar as bobinas de um caminhão ou vagão e posicioná-las na área de preparação; porém, a partir deste ponto, as bobinas podem ser armazenadas, recuperadas e, em alguns casos, carregadas até a linha de processamento de modo totalmente automatizado, sem qualquer intervenção do operador.
Linhas de embalagem
A embalagem do produto finalizado tem seus próprios e singulares desafios. As linhas de embalagem de bobinas existem há muitos anos, mas também esses sistemas estão se tornando mais automatizados. Rotuladoras totalmente automatizadas já são comuns. Também já existem sistemas capazes de identificar automaticamente os ODs (diâmetros externos) das bobinas. Atualmente, é possível comprar uma Linha de Embalagem para bobinas totalmente automática, que não necessita da intervenção de operador. Assim que as bobinas são colocadas na saída, o material não será mais tocado até estar empilhado e pronto para ser retirado do equipamento.
Armazenamento automatizado de bobinas e chapas/blanks
Uma das soluções mais inovadoras no manuseio de materiais é o sistema de armazenamento de bobinas e chapas/blanks. Este sistema aproveita o espaço vertical da sua instalação. Embora os sistemas por rack ou estantes já estejam em uso há algum tempo, em geral, é necessário que o material seja posicionado manualmente. Como consequência, embora ocupem um espaço pequeno, não há economia em relação à mão de obra direta. Além disso, o material também pode ser facilmente danificado.
Estes sistemas totalmente automatizados não necessitam de operador. Eles incluem uma exclusiva ponte rolante embutida, controlada por computador, que movimenta o material dentro do sistema. Assim como as pontes rolantes automatizadas, os sistemas operam como unidades independentes. Há também algumas opções disponíveis para carregar produtos finalizados no sistema. Isso inclui a possibilidade de alimentar o sistema diretamente a partir de uma linha de corte longitudinal ou slitter. Uma vez carregado, o computador rastreia automaticamente as bobinas até que sejam removidas do sistema. Quando o produto está pronto para ser enviado, ele é automaticamente recuperado e enviado para o local pré-designado. Ao chegar nesta posição, em geral, uma ponte rolante ou empilhadeira é usada para transferir o material para um caminhão. Estes sistemas também têm conexão com sistemas ERP e as informações podem ser compartilhadas entre todos os sistemas.
No passado, esses sistemas tinham que ser comprados individualmente de várias empresas. E a integração entre eles era, no mínimo, complicada, para não dizer impossível. Agora, a Red Bud Industries oferece uma ou todas as opções acima em um pacote completo.
*Material Elaborado e fornecido pela Divisão Técnica da Red Bud Industries.
https://redbudindustries.com
No Brasil: mader@vpeconsultoria.com.br