Com um cardápio recheado de atrações, a feira realizada em Joinville conseguiu mobilizar grande público interessado em se antenar com as novidades que estão aparecendo no mercado.
Henrique Patria
A espera pela 13ª Intermach vem desde 2019, quando aconteceu a última edição. De lá para cá os participantes da tradicional feira catarinense, aguardaram a mostra que neste ano bateu todos os recordes pois reuniu nos pavilhões da Expoville em Joinville-SC mais de 24 mil participantes que representa cerca de 20% a mais do que a anterior.
A feira aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro e reuniu cerca de 300 marcas e segundo seus organizadores gerou negócios na casa dos R$ 300 milhões que irão se concretizar nos próximos meses.
Foram contabilizados visitantes de 508 cidades e 20 estados, com destaque para os públicos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul e teve ampla cobertura do Portal e revista Siderurgia Brasil, que passaram pela feira e registraram seus principais momentos.
Pudemos notar uma tendência bem acentuada por produtos ligados à automação e robótica. A busca do aumento de produtividade nas empresas é a preocupação de onze entre dez empresários com os quais tivemos a oportunidade de conversar. Muitos dos expositores se preocuparam em mostrar a conectividade de seus produtos e sistemas avançados de controle e processos e gestão empresarial utilizando sistemas modernos como ERP e outras ferramentas de gestão.
Chamou também bastante a atenção a Rodada de Negócios, onde os organizadores aproximaram os produtores, fornecedores, fabricantes e comerciantes dos possíveis compradores.
Com a participação de 24 empresas compradoras e 80 fornecedoras, a Rodada de Negócios registrou o equivalente a 770 horas de reuniões realizadas, com estimativa de R$ 12 milhões gerados nas negociações.
Ainda foram realizados no mesmo pavilhão uma ampla grade de 27 workshops e palestras, todos eventos gratuitos, que destacaram temas atuais e inovadores, apresentados por especialistas em suas áreas de atuação. Entre os temas abordados destacamos a Indústria 4.0 e a inovação de fabricação de peças utilizando a impressora 3D.
Finalizando, também houve o Congresso Mecânica e Automação, organizado pelo Instituto SENAI de Inovação, em parceria com a Messe Brasil, que apresentou através de painéis assuntos como robótica, transformação digital, processamento de materiais a laser, tecnologia dos materiais e processos de usinagem.
E ainda o tema “Metrologia e Controle da Qualidade para a Indústria Metalmecânica” foi o centro das apresentações realizadas pela Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle da Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
Para Richard Spirandelli, diretor da Feira e da Messe Brasil, realizadora do evento: “Tivemos corredores cheios durante todos os dias do evento, com número de público que superou todas as edições anteriores. Isso mostra que o mercado da indústria está aquecido e o seu público buscando novidades em automação, robótica e novas tecnologias”.