Citroën e BASF apresentam carro-conceito elétrico sustentável

A Citroën e a BASF revelaram o carro-conceito totalmente elétrico oli [all-ë]. Com velocidade limitada a 110 km/h (68 mph) e aceleração próxima ao modelo clássico de 2CV, o carro-conceito ganha um alcance mais amplo e melhora significativamente a vida útil da bateria. Vários componentes foram radicalmente reinterpretados e construídos usando materiais em um contexto diferente. Por exemplo, o encosto do banco é inteiramente impresso em 3D com um material plástico flexível (Ultrasint® TPU88A). A estrutura de malha aberta proporciona um fluxo de ar natural, substituindo toda a ventilação do assento. Para isso, assim como para produzir cerca de vinte peças, foi utilizado o escritório de serviços de impressão 3D Sculpteo, na França, uma marca da BASF.

Uma característica marcante é que muitos dos novos componentes são projetados e fabricados a partir de materiais da mesma família de produtos químicos. Este princípio de simplicidade também foi implementado durante a produção, com os designers criando o maior número possível de componentes a partir de um único material. Por exemplo, as portas do motorista e do passageiro da frente são idênticas gerando economia em ferramentas de prensagem e redução da complexidade. O mesmo se aplica a todas as caixas de rodas e para-choques.

Outra solução implementada foi o uso do Infinergy®, um poliuretano termoplástico expandido (TPU), que também é utilizado em calçados de corrida e pisos esportivos, que pode ser encontrado nos apoios de braço traseiros e no piso interno. Também uma tinta especial é aplicada para assegurar uma vida útil extralonga. A tinta à base de água NovaCoat-P é ideal para proteger substratos macios contra a abrasão, radiação UV, sujeira e produtos químicos. Além disso, entre os detalhes do carro conceito, bancos impressos em 3D com material flexível e componentes de um único material para facilitar a reciclagem

Este carro-conceito mostra o que pode ser alcançado quando os parceiros confiam uns nos outros e são ousados o suficiente para trilhar novos caminhos”, explica Uta Holzenkamp, presidente da Divisão de Tintas, representando a equipe automotiva da BASF.

Fonte: basfquimicos@maquinacohnwolfe.com – Assessoria de imprensa