Assim como aconteceu no mês passado, no fechamento desta edição da Revista Siderurgia Brasil estamos vivendo as emoções que antecedem a definição de quem irá governar o Brasil pelos próximos quatro anos, já que isso não foi definido no primeiro turno. Como acontece às vésperas de um grande evento, os ânimos estão bastante exaltados, e não dá para cravar com segurança qual será o resultado final desse embate.

Mas, agora vamos tratar desta nossa espetacular edição de outubro. Para começo de conversa, todo mundo concorda que o conhecimento é a mola propulsora da evolução da Humanidade. E, neste mês, mais precisamente no dia 16, comemoramos o Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, que homenageou todas as grandes descobertas, invenções e inovações que nos conduziram e nos conduzem a cada dia para um mundo melhor, com mais conforto, mais saúde e mais qualidade de vida.

Então, não podíamos deixar passar em branco essa data, trazemos para você uma entrevista exclusiva com o Prof. Marcos Barreto da Fundação Vanzolini e Poli-USP – com especialização em Robotização e Inteligência Artificial, entre outras disciplinas –, informações aprofundadas sobre como anda o Brasil em relação ao mundo na pesquisa dessas áreas, com várias dicas que podem nos ajudar muito no curto e médio prazo.

Mas o tema central desta edição são os tubos de aço, o principal produto feito a partir da liga mais consumida no mundo. Assim, apresentamos entrevistas feitas com players de todos os cantos do Brasil, entre os quais a Gravia, empresa sediada no coração do Brasil, em Brasília, a Tuper, de Santa Catarina, a Dagan de São Paulo, a Aços Vic, especializada em tubos trefilados, e a Zikeli a mais famosa produtora brasileira de equipamentos para conformação de tubos. E complementamos esse acervo com uma matéria especial sobre as principais aplicações desses itens. Você vai saber de todas as novidades e de como pensam e projetam o futuro os dirigentes dessas companhias, em perfeita sintonia com a maioria dos que também pensam os empresários do setor.

E, além desse assunto, trazemos em nossas páginas a segunda parte da bem elaborada matéria sobre os equipamentos e os sistemas adequados para tratar e processar os aços de alta resistência e baixa liga, que prometem tomar conta do mercado, pois encontram aplicações em uma infinidade de utilizações.

Em outra reportagem, destacamos a ação da Associação Internacional do Aço – Worldsteel, que está distinguindo as principais inovações do mundo no campo da siderurgia, com a lista dos ganhadores da edição 2022 do Steelie Awards. Já nas estatísticas, você poderá comprovar que a recuperação econômica está efetivamente em curso em nosso país, rumo à conquista de um PIB maior do que esperávamos neste ano. E fechamos esta edição da revista Siderurgia Brasil com a apresentação das novidades em serviços e produtos, em uma seção sempre presente em nossas páginas.

Finalmente, continuamos contando com seu prestigio e com sua participação em nossos canais de interação, nos dando sugestões, enviando seus comentários e tudo mais para valorizar essa nossa produtiva relação.

Boa leitura!
Henrique Pátria
Editor Responsável
henrique@grips.com.br