A confiança, determinação e crença no futuro são as poderosas armas que Rosangela Gravia utiliza para com trabalho e estratégias inteligentes vencer os desafios e continuar crescendo.

Marcus Frediani

A trajetória da Gravia se confunde com a história de Brasília. Isso porque, em 1961, ela nasceu como uma serralheria, fundada pelos irmãos portugueses Carlos e José Gravia, com o objetivo de fornecer seus produtos e serviços para atender à crescente demanda das obras da então recém-inaugurada capital federal, entre as quais ícones da arquitetura como a Catedral Metropolitana e o Teatro Nacional, e ainda aquelas dos prédios de alguns ministérios. Porém, não demorou muito para a dupla perceber que além destas, um universo de inúmeras e novas oportunidades estava se abrindo para a pequena empresa, e que era possível abraçá-las ampliando o negócio inicial a partir da comercialização de ferro e aço para outros serralheiros e construtores.

Assim, rápida e gradualmente a companhia foi crescendo, não só como indústria metalúrgica, como também como montadora de estruturas metálicas atendendo as obras por todo o Brasil, além de derivar sua atividade também para a comercialização de um portfólio cada vez mais extenso de produtos na área de metalurgia, destinados essencialmente ao mercado da construção civil.

Rosangela Gravia

Já atuando como empresa de grande porte, a partir dos anos 1990, a Gravia estabeleceu e passou a seguir os passos de um arrojado plano estratégico para desenvolver e consolidá-la como um grupo. “Por conta desse processo, deixamos de atuar diretamente em obras, passamos a orientar nossos esforços para as áreas comerciais e industriais. Ato contínuo, multiplicamos nossos canais de venda direta com lojas em Brasília e no entorno, implantamos um sistema logístico mais eficiente, suportado por um grande centro de distribuição e destinamos uma gestão comercial específica para representantes e revendas”, explica Rosangela Gravia, filha de Carlos, e hoje diretora da empresa.

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO AOS CLIENTES
E as mudanças não pararam por aí. No âmbito industrial, a companhia ampliou e atualizou seu parque industrial, o que lhe permitiu conquistar sucessivos saltos de produtividade. Como resultado, ela se transformou na maior processadora de aços planos e na maior força metalúrgica do Centro-Oeste, com forte presença nacional por meio da crescente expansão de sua base de atendimento de clientes.

Assim, além da região onde estão instaladas suas unidades fabris, a Gravia fornece produtos para eles nos estados de Minas Gerais – principalmente os do Triângulo e do Norte daquele estado –, bem como outras regiões nas quais o agronegócio tem se desenvolvido com mais força, e exigido cada vez mais soluções construtivas de aço, com destaque para o Sudoeste baiano, a região do MATOPIBA (confluência dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), e ainda estados amazônicos como Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Nesses locais, pela ordem, a predominância dos setores atendidos são o da construção civil urbana residencial, comercial e industrial, além de demandas construtivas do agronegócio, tais como materiais para construção de galpões, currais, granjas e armazéns.

ESTRATÉGIA DE EVOLUÇÃO CONSTANTE
Ampliando seu mix de produtos por meio do uso de novas tecnologias que potencializam a sinergia entre as empresas que a compõem seu polo industrial, a empresa está sempre em busca do aumento de sua produtividade. Nesse sentido, cumprindo seu papel de protagonismo, o Grupo Gravia mantém em seu portfólio uma completa e diversificada linha de itens, em sua grande maioria fabricados com base no processamento de aços planos, que atendem tanto a demandas da construção civil e do agronegócio quanto àquelas de outras indústrias, como a moveleira.

“Produzimos tubos industriais formados em perfiladeiras a frio com solda longitudinal por processo de alta frequência (ERW-HF) com a possibilidade de rebarba interna removível (RIR). Além disso, fabricamos em nosso parque industrial, que é o maior da nossa região, perfis UDC em perfilação contínua, perfis dobrados com até 14.000mm de comprimento sem emenda e perfis corrugados bastante demandados para montagens de portas e portões, além de perfis para drywall”, lista Rosangela.

Por sua vez, as telhas onduladas e trapezoidais fabricadas pelo grupo são oferecidas em medidas padrão ou sob encomenda com até 12.000mm de comprimento. “Atendemos também à alta demanda por calhas, com modelos perfilados ou dobrados sob medida. E ainda para o mercado de calhas e rufos, temos a produção de bobininhas em aço galvanizado, galvalume ou pré-pintado, nas espessuras de 0,38mm a 1,25mm, com 50m de comprimento e larguras padrão de 100mm a 1.200mm, ou sob encomenda. E vale destacar também nossa capacidade de cortes mecânicos e a plasma para chapas de aço de 0,35mm a 8,0mm, em medidas padrão e sob encomenda em comprimentos de até 12m”, complementa a diretora da Gravia.

E isso tudo, é claro, dentro dos mais elevados níveis de qualidade, atendendo mais às mais rigorosas normatizações técnicas, entre as quais as certificações de qualidade ISO 9001, ISO 4500, PBPQ-H e PSQ-DryWall, as de produtos ABNT NBR: 6355, 14.514:2008, 52.002/21, 52.001/24, 8269, 15253:2014 e 268.002/19, além da certificação GPTW, reconhecimento internacional que atestam empresas consideradas como ótimo lugar para se trabalhar.

Em sortimento e qualidade de atendimento é o que os clientes encontram na rede de lojas da Gravia, estrutura de distribuição modernizada de maneira constante para atender seu sempre crescente número de clientes. Localizadas estrategicamente no Distrito Federal e em sua região do entorno, elas são responsáveis por 70% do resultado comercial da empresa.

APOIO AOS CLIENTES E FUNCIONÁRIOS NA PANDEMIA
Entretanto, toda a experiência acumulada ao longo da trajetória mais do que cinquentenária da empresa foi especialmente posta à prova recentemente com o advento da COVID-19. E, mais uma vez, o desafio foi vencido com inteligência e movimentos estratégicos rápidos e perfeitamente adequados. “Fomos bastante ágeis e assertivos nas tomadas de decisão relativas à proteção da saúde de nossos colaboradores, parceiros e clientes. E na medida do que nos foi possível, minimizamos ao máximo os impactos da pandemia em nossas unidades, pois logo que percebemos o avanço do novo coronavírus pela Europa, sabíamos que não tardaria para essa doença chegar ao Brasil”, argumenta Rosangela Gravia.

Além de seguir rigorosamente todas as orientações das autoridades sanitárias e todas as recomendações médicas que precisavam ser cumpridas, aquele foi um período que demandou uma atuação ainda mais próxima da área de Recursos Humanos junto aos seus colaboradores e familiares. Nesse sentido, a empresa chegou até a criar uma rede de apoio psicológico e de compartilhamento de informações seguras sobre a COVID-19, integrando todos os departamentos. E nos casos mais graves, que envolveram internações, ela ainda estendeu esse atendimento feito por psicólogas aos familiares de seus funcionários.

“No plano dos negócios, não foi diferente. As fortes mudanças em todos os setores da economia mundial e brasileira afetaram diretamente nossas empresas. Felizmente, conseguimos nos reposicionar a contento e rapidamente recuperamos nossa capacidade de atender com qualidade a uma clientela que também teve de encontrar saídas para um dos momentos mais difíceis de nossa história recente. E outro fator decisivo que nos permitiu a rápida recuperação dos negócios foi o fato de que já estávamos implementando um sistema de e-commerce, totalmente integrado com nossas redes de suprimentos e logística”, sublinha a diretora da empresa.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS: A CONCORRÊNCIA NÃO ASSUSTA
Com todo esse respeito demonstrado pela sua equipe de colaboradores no período da pandemia, que mais uma vez também comprovou a solidez do Grupo Gravia, bem como a seriedade de seu compromisso com os clientes, que em instante algum sofreram com momentos de rupturas de fornecimento, nem mesmo a acirrada concorrência no segmento metalúrgico conseguiu instabilizar a disposição da companhia no sentido de evoluir sempre mais. E isso, embora a atuação de seus competidores não se limite àqueles instalados em Brasília, porque, em situação de leque ampliado, a empresa também compete em outros centros que possuem indústrias e revendas de materiais construtivos de aço, como é o caso daqueles plantados nas demais regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. E vale lembrar que todos esses mercados apresentam forte desenvolvimento econômico e uma demanda robusta de materiais construtivos, cenário em que o aço tem sido cada vez mais requisitado, uma vez que ele proporciona construções mais rápidas, com menos desperdício e menor impacto ambiental.

“A concorrência é saudável, porque nos estimula a ir sempre adiante em busca de soluções inovadoras. Assim, seguiremos expandindo e modernizando nosso parque industrial, visando sempre ao aumento de nossa fabricação, com eficiência produtiva e qualidade certificada. Para tanto, já no plano comercial, outro diferencial competitivo ante à concorrência que também merece destaque vem sendo a nossa estratégia de expansão multicanal, que além da inclusão de novas lojas físicas, está focada também na ampliação da nossa rede distribuidora e no estímulo às vendas de nossos produtos realizadas por representantes. Simultaneamente, do lado digital, nosso já citado sistema de e-commerce tem apresentado resultados cada vez mais significativos, à medida que os clientes descobrem a facilidade, a praticidade e a segurança de comprar produtos Gravia, onde quer que eles estejam, em qualquer lugar do Brasil”, finaliza Rosangela, transbordando confiança com os rumos de sua empresa.