Considerada a maior premiação da área no Brasil, a 19ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural teve seus vencedores anunciados dia 31 pela Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço, em parceria com a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). A iniciativa, que neste ano recebeu mais de 100 inscrições, reconhece o trabalho de profissionais que desenvolvem projetos de destaque na engenharia de estruturas e que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Pequeno Porte, Obras Especiais, Infraestrutura, Edificações e Jovens Talentos.
Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Cláudio Toshio Watanabe, com a obra Ponte Jorge Amado Ilhéus/Pontal. Em Edificações, Julio Shueh Fueh Shieh conquistou a premiação com o Heritage Cyrela. Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Dirk Mader, com a Casa Berkut Baronez. Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Jairo Fruchtengarten, responsável pelo projeto do Sesc Franca.
O Projeto de Destaque, escolhido pelo comitê técnico, foi para Euclydes Trovato Neto e José Avila, responsáveis pelo projeto do novo Centro De Desenvolvimento De Pesquisa e Ensino da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. O Jovem Talento ganhador foi Osires Tavares Pimentel Junior, que criou o Orion Business and Health Complex, em Goiânia. Na votação aberta ao público, por meio do site da premiação, o vencedor, foi Fernando Penteado, com a obra inscrita Melo Alves II.
Além do vencedor pela escolha popular, os premiados de cada categoria foram escolhidos por uma comissão técnica formada por membros da Gerdau e da ABECE, idealizadores da iniciativa. A escolha foi baseada em critérios como o uso adequado de materiais, economia de produtos, concepção estrutural, implantação harmônica em relação ao ambiente, processos construtivos, originalidade e criatividade. Confira a lista completa no endereço: https://premiotalento.com.br/2022/vencedores.aspx
Fonte: Guilherme Cruz Esteves – Assessoria de imprensa