Chegamos à última edição do ano de 2022. Com esta, completamos dez edições da revista Siderurgia Brasil, publicadas mensalmente a partir do último mês março, já que em fevereiro publicamos o Anuário Brasileiro da Siderurgia.

Segundo o provedor de nosso portal, o Awstats/Hostgator, atingimos no período de janeiro a novembro deste ano a visualização de 2 milhões e 328 mil pageviews, o que dá, em média, 211.679 mil pageviews/mês. Isso nos deixa plenamente recompensados, pois apesar do constante esforço e das dificuldades em manter ao longo desse período a preocupação de acompanhar e procurar trazer para nossos leitores, com a máxima excelência, os melhores conteúdos e reportagens, bem como os mais interessantes artigos em todas as nossas publicações, os números mostram que atingimos plenamente nossos objetivos.

O que também nos deixa muito felizes é que, além dessas estatísticas para lá de satisfatórias, ainda recebemos de vocês inúmeras manifestações de carinho e consideração pelo nosso trabalho. E isso não tem preço. Esse “combustível” mostra que a liderança que adquirimos quando ainda nossa publicação era apresentada nos meios tradicionais e distribuída em papel, conseguiu se manter a partir da transição que fizemos, há cerca de dois anos, de nossas edições impressas para aquela dos meios digitais, que hoje dominam a comunicação mundial.

Mas queremos muito mais. E acredito fielmente que vamos conseguir fazê-lo, pois já fazemos parte da história da siderurgia brasileira, uma vez que tudo que aconteceu de importante nestes quase 25 anos de nossa existência, foi e continua sendo registrado em nossas páginas, o que nos dá o estímulo para seguir em frente.

Como tradicionalmente acontece em nossas edições de final de ano, nesta apresentamos uma retrospectiva completa de tudo que foi notícia na revista Siderurgia Brasil no ano de 2022, trazendo um panorama do que aprendemos e, humildemente, procuramos transmitir a partir da colaboração dos mais renomados comentaristas, professores, consultores e os principais players do nosso setor, e que virou notícia em nossas páginas. Tudo isso, acompanhado pelo relato fiel dos grandes eventos que deixaram a sua marca neste ano, as estatísticas no mês a mês que vão norteando nossos leitores, e mostrando para aonde caminham as principais tendências da cadeia produtora e consumidora do aço, além dos lançamentos e curiosidades também sempre presentes em nossas edições.

E agora José? O Brasil está de mudança, e, de acordo com os resultados das últimas eleições – que até hoje continuam gerando inúmeras contestações e fatos ainda não bem explicados, no dia 1º de janeiro de 2023 o país dará uma guinada para a esquerda. E é triste constatar que os primeiros sinais desse giro de 180º graus já demostram que a velha prática que experimentamos há pouco tempo parecem estar de volta.

As primeiras nomeações para os principais postos de comando não agradaram, assim como as primeiras medidas anunciadas pelo novo governo e sua equipe de transição, pois mesmo antes da posse, já nos dão algumas pistas do que o futuro nos reserva.

Mas não tenho bola de cristal, e é difícil fazer prognósticos para o futuro. Vamos trabalhar e torcer para que nossas preocupações se dissipem, e que, quando escrevermos o próximo editorial, reconheçamos que não havia motivos para inquietação.

Assim, queremos que este momento de despedida de 2022 seja de paz, reflexão, amor e de muitos planos para 2023. Desejamos a todos nossos leitores, amigos, clientes e a todos os brasileiros um Natal maravilhoso, com muitas alegrias, e que 2023 seja mais um ano de sucesso.

Boas Festas e Feliz Ano Novo!!!

Henrique Patria
henrique@grips.com.br