Energia solar avança na Amazônia
Atualmente, milhares de famílias localizadas na calha do Rio Purus, na bacia Amazônica, não têm acesso à energia elétrica. Porém, esta situação está prestes a mudar, graças ao projeto “Mais Luz para a Amazônia” de universalização de sistemas de energia liderado pela Amazonas Energia. O projeto vai instalar uma solução de geração solar nas residências de ribeirinhos para garantir o fornecimento de energia durante 24 horas por dia. As placas solares fazem a captação para o carregamento das baterias para que à noite elas supram a necessidade de carga da residência. O processo de instalação já se iniciou utilizando as baterias fabricadas pela UNICOBA, uma das maiores marcas de soluções de energia do Brasil, na fábrica em Manaus.
Essa solução além de efetiva, é também menos poluente, pois substitui o antigo gerador da comunidade, movido a diesel, poluente ao ar da região. A utilização de baterias de lítio também se resume em mais uma vantagem para o ambiente, pois são menos poluentes e tem maior durabilidade e segurança que aquelas de chumbo, também utilizadas nesse tipo de instalação. Com esse sendo um dos maiores projetos de sistemas isolados para residências, a empresa vê a possibilidade de criação de sistemas semelhantes em outras comunidades da região, que desfrutarão do benefício além das mais de 4 mil famílias atendidas pelo projeto.
Para Marcelo Rodrigues, VP Comercial da UNICOBA: “Quando se tem energia é possível fazer uma mudança significativa na vida dessas pessoas. Energia é habilitadora para dignidade de vida e abre novas portas para a economia local, que pode planejar e expandir novos negócios como bioeconomia e turismo na região”.
Fonte: Amanda Abilio <amanda.abilio@xcom.net.br>Assessoria de imprensa