Scania desenvolve ônibus movido a GNV para transporte metropolitano
Em uma ação que faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Compagás (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a Scania, um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV) passa a integrar o transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba. A demonstração na linha metropolitana levará 30 dias e o objetivo será certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes.
O ônibus da Scania durante a demonstração fará parte da frota da Viação São José. O itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo Scania é do tipo padron e de modelo K 280, com um propulsor de 280 cavalos de potência, 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana.
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice que pode chegar a até 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%.
O ônibus a gás também estará exposto durante a Smart City Expo World Congress, que será realizada em Curitiba, de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O objetivo é apresentar a toda a sociedade esse novo conceito em mobilidade urbana sustentável. .
Fonte: Assessoria de imprensa Scania Brasil