No final do ano passado, quando participávamos da Coletiva de Imprensa do Instituto Aço Brasil, o presidente do Conselho da entidade, Jefferson De Paula – que também é o presidente e CEO da ArcelorMittal Brasil e América Latina, o maior grupo produtor mundial de aço –, dizia que, para 2023, a expectativa era de um crescimento muito comedido, da ordem de 2%, em face às dificuldades de demanda que o setor enfrenta. A “bola de cristal” de Jefferson estava brilhando, pois segundo os dados estatísticos que divulgamos nesta edição da revista Siderurgia Brasil, os números do 1º Bimestre do ano não foram nada animadores.

O problema maior é que não só os números da produção siderúrgica nacional não foram bons. Acabamos de receber as informações da Worldsteel Association relativas ao mês de fevereiro, mostrando que, a exemplo de janeiro, houve queda na produção mundial de aço. E a coisa não parou por aí, pois, infelizmente os dados da ANFAVEA, da Abimaq e do Sinduscon, que são grandes demandadores da liga, também não foram positivos no 1º Bimestre do ano. Para complementar esse cenário desolador, as informações do INDA, que é o canal por onde escoa a produção do aço para o varejo, também foram negativas em fevereiro. Mas temos certeza de que, dada a resiliência do empresariado brasileiro, encontraremos caminhos para driblar mais esse momento, que, sim, exigirá muita atenção e muita capacidade para tornar suas empresas conhecidas e procuradas, a partir de uma gestão responsável.

Na edição deste mês, começamos oficialmente o ano de 2023 falando das múltiplas aplicações do aço. Todo mundo sabe que ele está presente em nossas vidas desde o nosso nascimento até o nosso adeus final. Assim, em uma reportagem especial, colocamos de forma ordenada alguns dos principais momentos em que o aço é exigido e tem papel de protagonismo em nossa existência. Confira!

Em nossas páginas, damos também algumas pistas sobre os melhores caminhos a serem seguidos para que as empresas implantem e coloquem em prática em toda a sua operação os conceitos de governança expressos pela sigla ESG, o que passou a ser uma exigência em todos os mercados. Falamos ainda da tão esperada – e incompreensivelmente tão adiada – Reforma Tributária. Para tanto, buscamos as opiniões de um especialista, professor da Fundação Vanzolini, que nos deu seu ponto de vista sobre aquilo que pode nortear e estimular as comissões parlamentares a encontrarem soluções adequadas para realizá-la com a qualidade e eficiência que o Brasil tanto necessita para garantir seu desenvolvimento. Veja ainda nesta edição os últimos detalhes da maior operação de fusão e aquisição da última década na siderurgia brasileira, com a ArcelorMittal assumindo definitivamente o controle da Companhia Siderúrgica do Pecém.

Confira também o grande destaque que damos à comemoração do aniversário da distribuidora e prestadora de serviços Newport Steel, que está fazendo 30 anos de vida. Para celebrar esse invejável marco, a empresa realizou recentemente uma bonita e animada festa, na qual homenageou seus parceiros e companheiros de jornada. O Portal e a revista Siderurgia Brasil fizeram questão de prestigiar o evento, cumprimentando toda a comunidade da empresa pela data.

No mais, confira também as estatísticas e notícias gerais sobre o nosso setor, e compartilhe conosco a alegria de iniciarmos um novo ciclo em 2023, ano em que esperamos trazer novidades e informações alvissareiras para os nossos leitores, a fim de mantê-los sempre muito bem atualizados.

E continuamos sempre à disposição e aguardando o contato de vocês, trazendo-nos suas sugestões, críticas e elogios, é claro. Isso porque, ouvir suas opiniões e atendê-los da melhor forma possível é, e sempre será, um exercício muito gratificante para nós.

Boa leitura!
Henrique Patria
henrique@grips.com.br