Aperam BioEnergia busca eletrificar sua frota
Em suas unidades operacionais localizadas no Vale do Jequitinhonha, a Aperam BioEnergia, que produz o carvão vegetal usado na fabricação do Aço Verde Aperam, está realizando testes com alguns modelos visando substituir parte da sua frota por veículos e máquinas movidos a eletricidade. O diretor de Operações da BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, afirma que esses estudos serão fundamentais para embasar uma tomada de decisão mais efetiva da empresa, e embora as pesquisas ainda estejam no início, Edimar diz que a percepção é bastante positiva.
Para o transporte de colaboradores durante as operações, a empresa está testando, atualmente, o modelo Bolt EV, da Chevrolet, com capacidade para transportar cinco pessoas. O fabricante informa que o modelo é 100% elétrico e sua autonomia é de 416 km, em média. Também começaram a ser testados na BioEnergia um caminhão elétrico para transporte de madeira nas áreas da empresa, o Xcmg 6858h, de fabricação chinesa. Os testes vão durar seis meses. Thales Herbert de Oliveira, coordenador de manutenção, disse que também está sendo testada uma pá carregadeira elétrica.
O plano, segundo Oliveira, é eletrificar os veículos e máquinas de todas as etapas da produção de carvão vegetal, prevendo ainda, nos próximos meses, o uso de uma escavadeira movida à eletricidade.