Trilhando um caminho de aprendizado desde 2019, com a criação da gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, a Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, reforça seu compromisso com a pauta ao aderir ao Pacto de Promoção da Equidade Racial no mês que marca o Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, 21/3. A partir desse movimento, a empresa vai trabalhar para implementar  o novo Protocolo ESG para questões raciais no Brasil, adotando comportamentos e ações que estimulem a equidade para pessoas negras.

Desde janeiro do ano passado a companhia tem potencializado seus esforços com foco nas necessidades das pessoas negras a partir da estruturação do grupo de afinidade Equidade Racial. Atualmente, cerca de 60 pessoas da equipe se dedicam ao tema como voluntárias e outras 30 são aliadas, responsáveis por multiplicar esse mindset nas nove unidades no Brasil.

Hoje, 49% da mão de obra da Belgo Arames é composta por pessoas pretas e pardas e entre os cargos de liderança, 24% são ocupados por este grupo. A empresa também se preocupa em criar espaços de desenvolvimento considerando o recorte de mulheres negras. Em um setor majoritariamente masculino, a Belgo possui 18% do seu quadro composto por mulheres e, destas, 28% são pretas ou pardas. Já entre as mulheres líderes, 41% são pretas ou pardas. Além disso, a metalúrgica participa desde novembro de 2022 da Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero, uma iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for Human Rights and Business (IHRB).

Fonte: In press – Assessoria de imprensa