Aço possibilita obra arrojada e inovadora do Eataly São Paulo

Um ambiente inovador que dispensa a necessidade de pilares na estrutura central, assim é o Eataly São Paulo, primeira e única unidade da rede na América Latina do maior centro gastronômico italiano do mundo, que teve sua construção viabilizada graças a construção em aço.

Localizado no bairro Itaim Bibi, na zona sul da capital paulista, a obra foi responsabilidade do escritório Espaçonovo. “Foram 10 mil m² quadrados, erguidos em aproximadamente quatro meses e com 900 toneladas de aço”, explica Jovita Torrano, arquiteta e proprietária do escritório. Foram utilizados ainda 9.000 mª de área de steel deck, que possibilitou um resultado arquitetônico arrojado e apurado, diz José Orlando Trida Jr., engenheiro da Triarco Estruturas Metálicas. Já para Paulo Bacchin, engenheiro da Prodenge Engenharia e Projeto, um dos desafios era compatibilizar a existência de dois subsolos, com pilares de vagas de automóveis, junto à estrutura da loja, em um pé direito de cerca de 20 metros, o que só foi possível graças a estrutura metálica.

Segundo o Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA), trata-se de uma obra inovadora, com uma estrutura central que vence vãos de quase 30 metros, que foi construído em tempo recorde, com perda quase zero de material e resíduos, além de ter gerado menos processos de transporte e reduzido as áreas necessárias para estocagem

Fonte: Assessoria de imprensa CBCA